Bolsonaro e Ciro empatados no CE na parte espontânea

01:00 · 18.08.2018

Na parte da pesquisa feita pelo Ibope no Ceará, entre os dias 13 e 15 deste mês, com o objetivo de "levantar um conjunto de informações sobre o contexto político-eleitoral em relação às próximas eleições", uma novidade a ser considerada é o fato de o candidato à Presidência da República, Jair Bolsonaro (PSL) estar empatado tecnicamente com o seu concorrente Ciro Gomes (PDT), quando os entrevistados manifestaram-se, espontaneamente, sobre em quem votaria para presidente. Ciro, embora tenha nascido no Estado de São Paulo, está no Ceará desde criança, chegando a ser deputado estadual, prefeito da Capital, governador do Estado, deputado federal e ministro em duas oportunidades, foi citado por 8% dos entrevistados, enquanto Bolsonaro foi apontado por 9% dos eleitores.

Na parte estimulada, quando os entrevistadores apresentam a relação dos candidatos, como foi publicado na edição do Diário do Nordeste de ontem, Ciro ganha bem de Bolsonaro, perdendo apenas para Lula, com uma diferença até significativa. Sua melhor performance é quando Lula está fora da relação e entra o petista Fernando Haddad. Mesmo assim, não se equipara à preferência do eleitorado cearense a Lula. Os números da pesquisa, embora seja a primeira da corrida eleitoral no Estado, há de reclamar um ajuste na aliança que tem o PDT com o PT local.

Na coligação destas agremiações, o governador Camilo Santana tem dito ser o privilegiado por ter dois grandes nomes como candidato a presidente da República, Lula e Ciro, mesmo com o petista com poucas chances de ser realmente candidato, por conta das restrições da Lei da Ficha Limpa, a condenados por colegiados, como é o caso de Lula, hoje preso cumprindo pena em Curitiba. Há constrangimentos por conta dessa posição de Camilo, tanto para uma parte de seus correligionários no PT, quanto para alguns do PDT.
A pesquisa está registrada no Tribunal Regional Eleitoral e no TSE. Ouviu 1204 eleitores entre os dias 13 e 15 deste mês.








FONTE: DIARIO DO NORDESTE

Mais de 2.300 postos de saúde no Ceará vão vacinar contra pólio e sarampo no dia "D", neste sábado


Todas as crianças de um a menores de cinco anos devem buscar um dos postos de vacinação em Fortaleza e municípios do interior do Ceará, neste sábado (18) – Dia 'D' da Campanha Nacional de Vacinação - para receber a vacina contra a poliomielite e o sarampo. Em todo o Ceará, 2.397 postos de saúde e 1.100 postos volantes atenderão neste sábado. Serão utilizados 1.100 veículos terrestres na vacinação.
A campanha de vacinação que foi iniciada no dia 6, segue até o dia 31 de agosto. Conforme a Secretaria da Saúde do Estado, a meta é imunizar 95% das 509.183 crianças de um a cinco anos incompletos ou o mínimo de 483.724 crianças.
Somente em Fortaleza, a expectativa é que sejam vacinadas 95% das 138.317 mil crianças. Para isso, os 110 postos de saúde da capital estão disponíveis para realizar a aplicação das vacinas. Neste sábado, os postos de saúde da capital funcionam das 8h às 16h30.
Durante a semana, as salas de imunização nas unidades de saúde funcionam de segunda a sexta-feira, das 7h30 às 18h30.

Imunização

De acordo com dados do Ministério da Saúde até agora, em todo o Ceará, foram aplicadas 96.964 doses de vacina contra a poliomielite (19,04%), e 96.859 doses contra o sarampo (19,02%) . O estado recebeu 1.285.070 doses de vacinas.
Para a poliomielite, as crianças que ainda não tomaram nenhuma dose da vacina serão vacinadas com a Vacina Inativada Poliomielite (VIP). As crianças que já tiverem tomado uma ou mais doses receberão a gotinha (Vacina Oral Poliomielite - VOP).
Em relação ao sarampo, todas as crianças devem receber uma dose da vacina tríplice viral, independentemente da situação vacinal. A exceção é para as que tenham sido vacinadas nos últimos trinta dias, que não necessitam de uma nova dose.
Certificado de eliminação do vírus
O Ceará recebeu, em 2016, da Organização Pan-Americana da Saúde (OPAS), o certificado de eliminação da circulação do vírus do sarampo por ter eliminado o ciclo da doença: último caso de sarampo registrado no Ceará foi em 2015.
O estado sofreu surto da doença entre 2013 e 2015. Foram pelo menos 125 casos confirmados no Ceará, a maioria deles, 109, em Fortaleza.
O sarampo é um vírus de fácil transmissão. As bolinhas vermelhas só aparecem alguns dias depois e a doença começa com tosse, coriza e febre e pode até levar a complicações neurológicas nas crianças. Todo mundo precisa tomar duas doses da vacina a partir de um ano de idade.
A imunização está dentro da vacina tríplice viral (protege contra sarampo, rubéola e caxumba).
Entre as complicações estão:
  • Infecção nos ouvidos
  • Diarreia
  • Vômito
  • Hemorragia
  • Alterações neurológicas (convulsões e encefalites)
  • Pneumonia bacteriana secundária
  • Hepatite
  • FONTE: G1 CE

Banco do Nordeste prepara edital de concurso público para ser lançado em setembro



No mês de setembro, o Banco do Nordeste deve lançar edital de concurso público destinado à seleção de servidores da instituição financeira em cargos de níveis médio e superior. A seleção se dará para os cargos de analista bancário (nível médio) e especialista técnico - analista de sistemas (nível superior). O período de inscrições se iniciará logo após a publicação do edital.
Para concorrer ao cargo de analista bancário, o interessado deverá ter concluído o ensino de nível médio até a data de término da qualificação para a posse, com certificado emitido por instituição de ensino devidamente reconhecida pelo órgão competente.
Em relação ao cargo de especialista técnico - analista de sistemas, será exigido formação em nível superior ou sequencial, reconhecidos pelo Ministério da Educação (MEC). Podem concorrer graduados em ciência da computação, engenharia da computação, engenharia da informação, informática, sistemas de informações, tecnologia da informação, processamento de dados, segurança da informação ou tecnologia em telemática.
Também podem se candidatar graduados em outras áreas, desde que possuam curso de pós-graduação (stricto ou lato sensu) na área de informática e/ou segurança da informação, com carga horária mínima de 360 horas.
Os candidatos selecionados poderão compor o quadro de funcionários do Banco do Nordeste, que possui hoje 292 agências distribuídas em todo o Nordeste, além do norte de Minas Gerais e norte do Espírito Santo. O número ce vagas e os salários serão divulgados com a publicação do edital do concurso.
FONTE:G1 CE

750 mil habitantes do Ceará estão prejudicados por causa dos ataques contra bancos em 2018, diz Sindicato


Cerca de 750 mil habitantes do Ceará estão sendo prejudicados por causa dos ataques contra bancos no ano de 2018. A informação é do Sindicato dos Bancários do Ceará. Até sexta-feira, 10 de agosto, o sindicato registrou 32 ataques contra agências bancárias, sendo 27 no interior do Estado e cinco em Fortaleza.
Outros dados do sindicato chamam atenção. Por causa da violência, 15 agências explodidas estão sem funcionar por completo. Vinte e três agências estão funcionando precariamente ou sem tesouraria. Cerca de 200 bancários estão sem ter lugar fixo de lotação. Ainda de acordo com o sindicato, 38 municípios estão com dificuldades nesse tipo de atendimento bancário no estado.
O sindicato informou ao G1 que já fez vários encaminhamentos para solucionar a questão, como audiência com a direção do Banco do Brasil, que é o mais atingido pelos ataques devido a sua capilaridade pelo estado, e com o governador Camilo Santana, cobrando segurança para os bancários e para a população.
Após negociação com o governo, o sindicato informou que algumas medidas foram tomadas como a criação do Cotar, Batalhão de Fronteira, Ciopaer para o Cariri e Sobral, mas os bandidos continuam sitiando as cidades e explodindo agências bancárias no Interior.
O Sindicato encaminhou aos vereadores e deputados estaduais a aprovação de leis de segurança bancária em vários municípios. O sindicato reforçou que em Fortaleza foi aprovada a Lei Municipal de Segurança Bancária e no âmbito Estado, foi aprovada a Lei Estadual de Segurança Bancária, ambas de 2017.

Cidades do Cariri prejudicadas com a falta de bancos

Moradores de duas cidades da Região do Cariri do Ceará estão sofrendo com as consequências dos recentes ataques contra agências bancárias. Para sacar dinheiro em Nova Olinda, os moradores recorrem as lotéricas e correnpondentes bancários. “Muita coisa. Prejudica muita coisa. Para resolver qualquer coisa temos que ir em outra cidade. Ir para fora daqui”, lamenta a aposentada Aparecida Ferreira.
Além da insegurança dentro da cidade, há também nas estradas. Por causa do problema muitos idosos têm que pegar transportes alternativos para se deslocarem para outras cidades para sacar a aposentadoria. Os assaltos nas rodovias são frequentes. “Aí é o que acontece? Assaltos nas topics. Maioria do pessoal que é aposentado na cidade tem que receber em outro município. Pessoal vai e pratica os assaltos”, diz o auxiliar de produção, Marcone Nunes.
A aposentada Gorete de Oliveira reclama da dificuldade de pagar as contas e das longas filas que tem que pegar. “Tem que procurar outra coisa melhor porque senão cortam a água da gente e a energia”, diz
agência bancária de Nova Olinda foi explodida por criminosos em julho de 2017. No momento o banco passa por reformas e não há nenhuma informação sobre quando ela vai voltar a funcionar.
O problema se repete na cidade de Santana do Cariri. Um dos bancos do município foi alvo dos bandidos em março de 2018. Sem banco, o agricultor Gilberto Alvesusa o aplicativo para poder resolver problemas bancários. “Se não for pelo aplicativo só se eu for para o Crato ou Juazeiro do Norte. Para cidades mais próximas”.

Queda nas vendas no comércio

Existe outro banco no município, mas funciona só até as 18 horas. Com os recentes ataques contra bancos na cidade, o comércio sente as consequências. Sem dinheiro circulando a movimentação nas lojas caiu cerca 30%, de acordo com alguns comerciantes.
"Sem banco e sem dinheiro circulando a movimentação caiu mais ou menos uns 30%. As pessoas vão resolver as coisas em outro local", relata o comerciante, Wilton Tomaz.

Agências bancárias fechadas ou sem condições de trabalho:
  • Aiuaba – agência explodida; sem funcionamento;
  • Antonina do Norte – agência explodida, funcionando na sala da Prefeitura, sem numerário;
  • Aracati – agência explodida, funcionando precariamente, com centenas de clientes de outros municípios;
  • Araripe – agência explodida; sem funcionamento;
  • Assaré – agência explodida e em condições péssimas, mas funcionários trabalhando, sem numerário;
  • Barreira – agência explodida, funcionamento parcial sem numerário;
  • Capistrano – agência explodida, mas funcionando sem numerário;
  • Carius – agência explodida; sem funcionamento;
  • Catunda – agência explodida; funcionando sem numerário;
  • Cedro – agência explodida; funcionando sem numerário;
  • Coreaú - agência explodida; funcionando sem numerário;
  • Chorozinho – agência arrombada, funcionando sem numerário;
  • Hidrolândia – agência explodida; funcionando sem numerário;
  • Icapuí – agência explodida, funcionando na sala da Prefeitura, sem numerário;
  • Independência – agência explodida; funcionando sem numerário;
  • Ipueiras – agência explodida, funcionando sem numerário;
  • Itapiúna – agência explodida; agência explodida; funcionando sem numerário;
  • Jaguaretama – agência explodida; sem funcionamento;
  • Jaguaribara – agência explodida, funcionando parcialmente precariamente;
  • Jaguaruana – agência explodida, funcionando parcialmente sem numerário;
  • Madalena – agência explodida; sem funcionamento;
  • Milhã – agência explodida; sem funcionamento;
  • Missão Velha – agência explodida; sem funcionamento;
  • Monsenhor Tabosa – agência explodida; funcionando sem numerário;
  • Mulungu – agencia explodida, funcionando sem numerário;
  • Nova Olinda – agência explodida, sem funcionamento;
  • Novo Oriente – agência explodida; funcionando sem numerário;
  • Ocara – agência explodida, funcionamento parcial;
  • Pedra Branca – agências explodidas, atendimento nos Correios;
  • Pereiro – agência explodida; funcionando sem numerário;
  • Pedra Branca – agencia explodida; sem funcionamento;
  • Piquet Carneiro - agência explodida, sem funcionamento;
  • Pindoretama – agência arrombada, funcionando sem numerário;
  • Reriutaba - agência explodida, sem funcionamento;
  • Redenção – agência explodida, sem funcionamento;
  • Saboeiro – agência explodida; sem funcionamento
  • São João do Jaguaribe – agência explodida, mas funcionando sem numerário;
  • Senador Pompeu – agência explodida, funcionando parcialmente;
  • Tejuçuoca – agência explodida; sem funcionamento;
  • Uruoca - agência explodida, sem funcionamento;
  • FONTE: G1 CE

Ceará vacina 7% das crianças contra pólio e sarampo; número está abaixo da média nacional


O Ceará vacinou 7% das crianças contra sarampo e poliomielite na primeira semana da campanha nacional. O número está abaixo da média do país, que alcançou 10% do público alvo neste mesmo período, segundo o Ministério da Saúde.
A Campanha Nacional de Vacinação Contra a poliomielite e sarampo iniciou na última segunda-feira (6), e segue até o dia 31 de agosto. Crianças de um a menos de cinco anos de idade devem se vacinar contra as doenças. No Ceará, 509.183 crianças devem receber a vacina.
Nesta primeira semana, ao todo, 36.907 mil crianças foram imunizadas contra poliomielite no Ceará, o que corresponde a 7,25% do público. Já contra sarampo, 7,27% do público recebeu as doses, o que corresponde a 37.023 mil crianças cearenses.
Conforme o Ministério da Saúde, a meta é vacinar 95% do público alvo no país, para diminuir a possibilidade de retorno da pólio e reemergência do sarampo, doenças já eliminadas no Brasil.

Filas nos postos

Por causa das filas nos postos, alguns pais não conseguiram vacinar os filhos neste sábado (11), como o auditor Gil Negromonte. “Não tem condições. É complicado porque, apesar de ter a campanha, acho que eles não botam quantidade de profissionais suficientes para atender a demanda. A fila tá gigantesca e não tenho condições de esperar hoje”, afirmou.
São dois postos abertos aos fins de semana em Fortaleza: o posto de saúde Paulo Marcelo, no Centro, e o posto de Messejana.
A Secretaria da Saúde de Fortaleza informou que a capital é a única do país a oferecer o serviço de imunização aos fins de semana, e afirmou que a equipe está completa, porém, admitiu que, diante do aumento da procura, pode haver demora no atendimento.
Durante a semana, a população tem acesso às vacinas em todos os postos da capital. O funcionamento é de 7h às 19h. No próximo sábado (18) é o dia D de mobilização nacional, quando todos os postos de saúde do Ceará estarão abertos.

Vacinas

Para atender a demanda, foram adquiridas 28,3 milhões de doses das vacinas no Brasil por R$ 160,7 milhões.
O Ceará já recebeu 1.285.070 doses, das quais 37.470 da Vacina Inativada Poliomielite (VIP), 636.509 da Vacina Oral Poliomielite (VOP) e 611.100 da Tríplice viral, que protege contra sarampo, rubéola e caxumba.
Para a poliomielite, as crianças que não tomaram nenhuma dose durante a vida, receberão a VIP. Já os menores de cinco anos que já tiverem tomado uma ou mais doses da vacina, receberão a VOP, a gotinha.
Em relação ao sarampo, todas as crianças receberão uma dose da vacina Tríplice viral, independentemente da situação vacinal, desde que não tenham sido vacinadas nos últimos trinta dias.
fonte: G1 CE

ATACAREJO AVENIDA chegando em Campos Sales

A População de Campos Sales está ansiosa para a Grande Inauguração de um dos maiores atacarejos da região! Atacarejo Avenida!!! Localizado n...