As chuvas atingiram pelo menos 95 municípios cearenses nesta quinta-feira (29), segundo boletim da Fundação Cearense de Meteorologia e Recursos Hídricos (Funceme), divulgado às 10h25. Todas as regiões do Estado receberam boas precipitações. Na Região da Ibiapaba choveu em 15 municípios. A maior intensidade foi registrada em Ipu, com 121 milímetros.
Na Região Jaguaribana, onde concentram-se os Açudes Castanhão e Orós, choveu em 16 cidades. Destaque para precipitações em Icapuí (82,4 milímetros), Itaiçaba (77 milímetros) e Limoeiro do Norte (65 milímetros).
Na Região do Cariri, 14 municípios tiveram chuvas. O maior registro ocorreu em Lavras da Mangabeira, com 53 milímetros. Outra região destaque é da do Sertão dos Inhamuns e Crateús. Em Catunda, houve chuvas de 60 milímetros. E em Fortaleza nas últimas 24 horas maior registro foi no Posto de Messejana com 16,2.
Em outras cidades como Reriutaba e Pires Ferreira também choveu forte, com precipitações de 95, 92 e 82.4 milímetros, respectivamente. Nos municípios de Itaiçaba, Graça e Guaraciaba do Norte as chuvas foram acima de 70 milímetros.
Conforme a Funceme, uma Zona de Convergência Intertropical - banda de nuvens que circunda a faixa equatorial do globo terrestre, formada pela confluência dos ventos alísios do hemisfério norte com os ventos alísios do hemisfério sul propicia a formação de chuva na região.
Previsão para quinta-feira:
- Nebulosidade variável com chuva em todas as regiões cearenses ao longo do dia.
Previsão para sexta-feira:
- Ao longo do dia, nebulosidade variável com chuva em todo o estado.
Previsão para sábado:
- Nebulosidade variável com eventos de chuva em todas as regiões do estado.
Maiores chuvas por Municípios no dia:
Pires Ferreira
92
92
Fonte: Funceme
Março
A maior chuva de 2018 até esta quinta-feira ocorreu em Mauriti, Região do Cariri, com 150 milímetros. Seguida por Milagres, também na mesma região, com 148 milímetros.
Quixeré ficou com o terceiro lugar, segundo dados da Funceme, com chuvas de 135 milímetros.
Nove açudes atingem 100% da capacidade
Com as chuvas acumuladas dos últimos dez dias, sobe para nove o número de açudes no estado que estão com 100% da capacidade. O açude Maranguapinho, localizado no município de Maranguape sangrou no início desta semana, segundo dados da Companhia de Gestão dos Recursos Hídricos (Cogerh).
Os açudes que estão com 100% de sua capacidade são:
- Maranguapinho, em Maranguape
- Acaraú Mirim, em Massapê
- Caldeirões, em Saboeiro
- Itaúna, na cidade de Granja
- Tucunduba, em Senador Sá
- Cocó, na capital
- Germinal, no município de Palmácia
- Tijuquinha, em Baturité
- Colina, na cidade de Quiterianópolis
- Onze açudes do Ceará estão com capacidade acima de 90%.
Situação dos principais açudes
Os maiores açudes do Ceará, no entanto, seguem em situação crítica. O Castanhão, principal reservatório a abastecer a Grande Fortaleza, tem apenas 3,81% da capacidade máxima. Já o Orós, segundo maior açude do estado, tem 6,27% do volume máximo.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
obrigado...