Funceme emite previsão para dezembro, janeiro e fevereiro

A Funceme concluiu, na quarta-feira (27), a previsão climática para o trimestre dezembro, janeiro e fevereiro. Segundo o documento (obtido após análises dos modelos atmosféricos globais e dos campos oceânicos e atmosféricos), a maior probabilidade é de que as chuvas nos próximos três meses fiquem em torno na normal climatológica na maior parte das regiões cearenses. Para o setor noroeste do Estado (Região da Serra da Ibiapaba), a maior probabilidade é de chuvas acima da normal até fevereiro. A instituição ressalta que dezembro e janeiro são os meses que compõem a pré-estação chuvosa e as médias de chuva nesse período são mais baixas que as dos meses da quadra-chuvosa, ou seja, chover em torno da média em dezembro e janeiro não significa chover muito.
Normal climatológica mensal:
Dezembro (pré-estação) - 29,2 milímetros
Janeiro (pré-estação) - 98,7 milímetros
Fevereiro (quadra chuvosa) - 127,1 milímetros

Sistemas diferentes
Os sistemas meteorológicos que atuam na pré-estação, segundo a Funceme, são diferentes dos que atuam na quadra chuvosa. Assim, não há relação entre a previsão para os próximos três meses e o prognóstico oficial da quadra chuvosa. "É preciso cautela, são períodos diferentes com sistemas distintos. Nada impede que haja chuvas razoáveis em dezembro e em janeiro mas a estação fique abaixo da média. Até gostaríamos de dar uma notícia melhor, porém, ainda é cedo para falarmos das precipitações da estação chuvosa", destaca Eduardo Sávio Martins, presidente da Funceme.
Ele também informa que a divulgação do prognóstico oficial do período chuvoso de 2014 no Ceará acontecerá na segunda quinzena de janeiro.
*Com informações da FUNCEME

Nenhum comentário:

Postar um comentário

obrigado...

ATACAREJO AVENIDA chegando em Campos Sales

A População de Campos Sales está ansiosa para a Grande Inauguração de um dos maiores atacarejos da região! Atacarejo Avenida!!! Localizado n...