Ceará deve registrar baixa perda de safra

O Grupo de Coordenação de Estatísticas Agropecuária (GCEA), ligado ao Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) apresentou nesta segunda-feira (2) a previsão de safra para 2014, no mês de maio.
A coordenadora do órgão, Regina Dias, destacou que as chuvas no Estado até o mês de maio foram irregulares, mas houve concentração de precipitações em algumas regiões, como o Cariri e o Centro Sul.
Segundo Regina Dias há uma previsão de boa safra de grãos de sequeiro. “A expectativa é 1,055 milhão de toneladas de grãos de sequeiro, e devemos ter 1,38 milhão de toneladas de frutas frescas, mas este número deve cair, em virtude do nível dos reservatórios e da baixa pluviosidade”.
Até o mês de maio, as perdas de safra registradas pelo GCEA, foram abaixo de 50%. “Vamos concluir a análise de perdas de safra até o final de junho, mas neste ano, certamente teremos baixa perda de safra”, afirmou Regina Dias, destacando que os agricultores poderão produzir e ainda comercializar o excedente da produção. “Estávamos esperando um ano de calamidade pública, o que não vai acontecer, entretanto deve haver perdas isoladas em alguns municípios, que tiveram pouca chuva”.
O secretário do Desenvolvimento Agrário, Nelson Martins, destacou que as ações do Estado para garantir a convivência com a estiagem vão continuar. “Vamos continuar investindo em abastecimento d’água, pelo Programa Água para Todos e pelo Projeto São José III, e nos projetos produtivos para garantir a convivência com a estiagem”.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

obrigado...

ATACAREJO AVENIDA chegando em Campos Sales

A População de Campos Sales está ansiosa para a Grande Inauguração de um dos maiores atacarejos da região! Atacarejo Avenida!!! Localizado n...