Agricultores de Campos Sales aproveitam a terra molhada e iniciam arado para plantio

A última chuva da madrugada do dia 14 de Janeiro de 2015(Quinta Feira) motivou alguns agricultores do nosso município e região a iniciarem o arado das suas terras para o plantio. A chuva não pôs muita água nos reservatórios mas foi o bastante para influenciar agricultores para o início das plantações (foto de arado em um terreno- Caldeirão – Campos Sales), pois como vivemos em anos seguidos por estiagem, aproveitar as primeiras chuvas da quadra invernosa é um costume, mesmo arriscando, a fé fala mais alto e muitos acreditam que esse ano será um ano de muitas chuvas, por bons sinais e pelo que os telejornais já tem comunicado.  Blog do Ely

Homicídio na cidade de Potengi

Uma desavença entre primos por questões de posse de terras motivou um crime de morte, ocorrido na tarde desta sexta-feira, dia 15 no sítio Água Branca, em Potengi distante 10 km da sede daquele município. Por volta das 14 horas, o agricultor José Cidade da Mata, 64 anos que residia na localidade denominada de Sítio Sasaré foi assassinado com vários golpes de faca.
Fonte: Araripe News

Apenas 20% dos municípios do Ceará podem pagar novo salário mínimo

Com o aumento do salário mínimo, 80% dos municípios do Ceará não terão condições de pagar o mínimo para os funcionários em 2016. O valor foi fixado em R$ 880 já para janeiro desde ano. A lei foi sancionada pela presidente Dilma Rousseff no dia 29 de dezembro de 2015.
“Temos uma tendência de queda do PIB de 3%. Então, não se pode esperar crescimento das receitas municipais. Mesmo com o rendimento de 3% a 4% municipal, isso não cobre a inflação com reajuste real de 11,6%”, ressaltou Ireneu de Carvalho, consultor financeiro da Associação dos Prefeitos do Estado do Ceará (Aprece).
O que ele explica é que temos a receita dos municípios cearenses crescendo 3% a 4%, mas a correção do salário-mínimo foi de 11,5%. Na prática, o total arrecadado não aumentou como o valor do que será pago e retirado do caixa.
“Já estamos vindo de anos ruins. Tivemos um 2015 péssimo, mas a situação vem se agravando desde 2012. E os reajustes de salário são sempre no nível superior ao crescimento das receitas”.
Para se ter ideia, o crescimento nominal do Fundo de Participação dos Municípios (FPM) – maneira como a União (governo federal) repassa as verbas – foi de 5,2% para uma inflação de 10,5%. “Houve uma queda real de mais de 5%, e de ano em ano vai se acumulando”.
Com esse cenário e todas as fontes de renda ruim, Ireneu acredita que somente 20% dos municípios teriam condição de honrar os pagamentos. Tudo isso aliado ao fato de que as prefeituras do Ceará já enxugaram os gastos, realizando corte de pessoas, concursos e materiais.
“Não vejo uma saída imediata para a crise. Não só o Ceará, os estados estão numa situação difícil. O próprio governo federal está. Isso pode amenizar um pouco com CPMF, mas não é uma coisa tranquila para ser tratada no Congresso. Então a solução é a longo prazo, com investimento na indústria e os agentes econômicos voltarem a confiar no país”.

Cenário nacional

Não só o Ceará “vai mal das pernas”. O restante dos estados estão sofrendo com a crise. O presidente da União Brasileira de Municípios (UBAM), Leonardo Santana, disse que pelo menos 90% das prefeituras de todo país não terão condições de arcar com a nova despesa. A solução seria o governo promover a tão esperada reforma do pacto federativo e aumentar a participação dos municípios na distribuição dos tributos arrecadados.
Ele destacou que o aumento do salário acontece no início de cada ano, porém o ano 2016 precede um período de maior crise econômica dos últimos 30 anos, afetando as finanças das prefeituras, atingindo os municípios já fragilizados com a falta de atenção do governo.
Ainda considera o aumento justo e necessário. “Entretanto os municípios não poderão arcar com esses custos sozinhos e o congresso terá que achar uma saída para que os gestores não sejam, em sua maioria, condenados por não conseguirem cumprir a Lei de Responsabilidade Fiscal, a não ser que demitam injustamente, para adequarem receita corrente líquida aos limites da Lei”.
Fonte: Tribuna do Ceará

Cearense de 131 anos viu esposa nascer e ajudou a criá-la no Acre

Pai aos 101 anos, o cearense José Coelho de Souza, que mora no Acre (AC), é um caso a ser estudado pela medicina. Tribuna do Ceará entrou em contato com a esposa do homem que possui 131 anos para descrever como ele era na época.
A dona de casa Maria Aparecida de Oliveira tem 62 anos, é mãe de três filhos e avó de cinco netos. Desde que se entende por gente, vive na cidade de Sena Madureira (AC). E como nos casamentos de antigamente, casou-se com um homem conhecido da família.
“Ele me viu nascer. E ainda ajudou a me criar”, relembra. Dona Maria casou-se com um homem mais velho, que conhecia desde as primeiras lembranças da infância. “Eles vivem juntos há 40 anos, mas o casamento civil foi há pouco tempo”, atesta a filha Cirlene de Oliveira. Ele tinha mais de 90 anos, enquanto a esposa tinha por volta de 22 anos. A igreja, contudo, foi evitada.
Na época, a família da noiva apoiou. Entretanto a moça nunca conheceu o lado familiar de seu marido.
Vida a dois
“As pessoas me perguntaram para quê eu iria casar como um velho desses. O pessoal falava isso”. Indagada sobre a existência de outra possível esposa, Dona Maria respondeu não sabia disso. “Que eu saiba, a primeira fui eu”, cai na gargalhada. Sobre outros filhos, também nunca ouviu falar.
Em relação a ter filhos “mais tarde”, a dona de casa ressalta que o marido sempre teve uma saúde boa. Não há problemas no coração, nem na pressão arterial. Diabetes ninguém ouviu falar. “O único problema que ele teve na época foram uns ferimentos nas pernas, que foi tratado em Rio Branco, capital acriana”, revela.
Fisicamente, seu José também estava bem. Era um homem forte e viril. Nunca fez tratamento de fertilização. Na verdade, dona Maria não sabia nem do que se tratava o termo. E mesmo com esse tanto de idade – e de até ter cuidado da própria esposa quando pequena –, seu José criou os filhos, os netos e ainda esbanja uma vida saudável.
História
A história de seu José ganhou notoriedade atualmente, por ter a possibilidade de ser reconhecido como o homem mais velho do mundo reconhecido pelo Guinness Book, o livro dos recordes. Natural de Meruoca, ele mora atualmente no Acre, na comunidade Estirão do Alcântara, na cidade de Sena Madureira.
Com três filhos, de 40, 37 e 30 anos, e cinco netos, José mora com sua mulher 69 anos mais nova e uma neta de 16 anos, Nayara de Oliveira Sousa. Seringueiro aposentado, o centenário teve que comprovar que ainda estava vivo para continuar recebendo o benefício do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS).
Aposentados com idade acima de 90 anos recebem uma visita em domicílio de agentes do órgão, para comprovar que o beneficiário ainda vive, assegurando o recebimento da aposentadoria.
Fonte: Tribuna do Ceará

Morre o humorista Shaolin

O humorista Josenilton Veloso, conhecido como Shaolin, morreu na madrugada desta quinta-feira, 14. Ele sofreu uma parada cardiorrespiratória, em uma clínica de Campina Grande, no Agreste da Paraíba. Shaolin estava internado desde a

terça-feira, 12, devido a uma infecção respiratória. A informação foi divulgada no Facebook de Laudiceia Veloso, viúva do artista.

O comediante que sofreu um acidente em 18 de janeiro de 2011 na rodovia federal BR-230, em Campina Grande, recebia cuidados médicos em casa desde então.



Laudiceia Veloso
23.732 seguidores
6 hInstagram
‪#‎LUTO‬ Depois de 1821 dias, nosso guerreiro terminou sua batalha. É com muita tristeza que divido a nossa dor com todos vocês. Shaolin apresentou um quadro febril nesta terça e que, infelizmente evoluiu para uma infecção, precisando de internação imediata. Recebemos a notícia do hospital, neste momento, que ele sofreu uma parada cardiorrespiratória e não resistiu. As informações sobre velório e local de sepultamento, divulgarei mais tarde. Obrigada a todos pelas orações e pela força! 🙏🏻 "Combati o bom combate, acabei a carreira, guardei a fé." 2 Timóteo 4:7

Programa Carteira Popular deve habilitar cerca de 20 mil novos condutores no Ceará

O Programa Carteira Popular deve habilitar 20 mil novos condutores no Ceará. Para 2016, estão previstas 5 mil habilitações para a categoria B, que permite a condução de automóveis. Outras 15 mil devem incluir os interessados em conduzir motocicletas. A informação é da Rede Jangadeiro FM.
Podem participar do programa beneficiários do Bolsa Família, alunos de escola pública, egressos do sistema prisional ou deficientes físicos em que a deficiência não impeça a emissão da carteira.
De acordo com Breno Leite, diretor de habilitação do Departamento Estadual de Trânsito (Detran), não há data para o início da seleção dos novos condutores porque o orçamento do programa ainda deve ser aprovado.
O programa contempla apenas a primeira habilitação, ou seja, quem já tem habilitação não pode se inscrever, mesmo que seja em outra categoria. Além da emissão de carteiras na categoria B, outra novidade deste ano é a distribuição de capacetes para os candidatos que estão buscando habilitação para motos.
A medida, aprovada no ano passado pelo governo do estado, visa reduzir a gravidade do acidentes envolvendo motocicletas. Já foram expedidas mais de 100 mil CNHs da categoria A, gratuitamente, pelo Programa Carteira Popular. O cadastro pode ser feito durante todo o ano por meio do site do Detran.
Fonte: Tribuna do Ceará

Safra de grãos do Ceará foi a pior em 20 anos

Com a produção de 226.433 toneladas (t) de grãos em 2015, a safra cearense atingiu o pior resultado em 20 anos, revelou ontem o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). O resultado do ano apresentou uma redução de 80,21% da estimativa de produção inicial (1,1 milhão t) e é 56,88% menor que a safra do ano anterior, quando foram produzidas 525.146 toneladas de grãos.
O fato de 2015 ter sido o quarto ano consecutivo de seca, com início tardio do período chuvoso, e a centralização das poucas chuvas nas regiões do litoral, que não são as maiores representantes da produção de grão no Estado, foram as razões apontadas pelo instituto para explicar o baixo resultado no Ceará. As perspectivas para a produção deste ano só devem ser reveladas no início de fevereiro.
Cereais, leguminosas e oleaginosas sofreram redução da ordem de 17,99% em relação à previsão inicial. Apenas o feijão-de-corda de primeira safra e o milho (grão) apresentaram uma área colhida maior que o ano anterior.

O incremento é explicado pela necessidade do autoconsumo humano e animal, aliado aos incentivos governamentais. Mesmo assim, devido às condições climáticas, os rendimentos foram menores que em 2014.
Fruticultura
Já em relação às frutas frescas, todos os produtos que compõe o grupo, exceto a uva, apresentaram redução em relação à safra esperada no início de 2015.
A produção total obtida foi de 817.402 toneladas, uma queda de 37,04% em relação ao prognóstico de janeiro (1.298.199 t) e de 36,48%, comparando-se à safra 2014 (1.286.766 t).
A produção de melão e melancia, dois importantes produtos para exportação, também foi afetada. Houve uma redução de área como estratégia para otimizar a água disponível, mas, com a gravidade da situação hídrica, o rendimento foi afetado.
Outro problema foi que a seca favoreceu o aparecimento de pragas - com a pouca disponibilidade de alimento, os insetos atacam as áreas verdes do cultivos.
O melão acabou perdendo a liderança na participação da safra 2015 para a banana irrigada, que apresentou crescimento em relação à produção do ano passado devido à incorporação de novas áreas ao processo produtivo.
Ainda com este aumento, o rendimento da banana foi menor que o obtido em 2014, também afetado tanto pela escassez de água para a irrigação como pelas elevadas temperaturas registradas no ano.
Tubérculos e raízes
Segundo o estudo, a batata-doce, apesar de estar sendo muito ser muito demandada, apresentou uma redução de 35,37% na produção comparando-se à safra esperada no início deste ano (25.053 t) e 27,16% em relação à produção de 2014 devido às condições climáticas.
Já a mandioca de sequeiro apresentou menor produção em 2015, uma vez que, além da escassez de chuvas, houve ainda o desmembramento da raiz em "mandioca" e "macaxeira". Foram obtidas 336.294 toneladas, uma redução de 49,62% em relação ao primeiro prognóstico (667.479 t) e 28,11%, em relação à safra efetivamente obtida em 2014 (467.783 t).
A mandioca irrigada, como todos os produtos irrigados, também foi afetada pela pouca água disponível para a irrigação, além de ter sido desmembrada em macaxeira irrigada. Por isto, foram obtidas 4.345 toneladas, o que significa uma safra 60,06% menor que aquela obtida em 2014 (10.880 t) e menor 64,98%, comparando-se à expectativa no início de 2015 (10.880 t).
Brasil
Em situação oposta à do Ceará, a safra brasileira de grãos em 2015 chegou a 209,5 milhões de toneladas em 2015 e bateu recorde, superando em 7,7% a produção de 2014 (194,6 milhões de toneladas).
Em 2016, a previsão divulgada pelo IBGE é que o País colha 210,7 milhões de toneladas, superando em 0,5% a produção do ano passado.
Fonte: Diário do Nordeste

Advogados de Campos Sales são empossados como Conselheiros da OAB Subseção do Crato/CE

Os Advogados de Campos Sales, Dr. José Solano Feitosa, Drª. Kátia Mendes e Dr. Luciano Veloso, foram empossados nesse dia 11 de Janeiro como Conselheiros da OAB Subseção do Crato para o triênio 2016-2018. Pessoas muito bem qualificadas e preparadas que a muito tempo atuam na advocacia do nosso município com excelência sendo assim reconhecidos pelos revelantes serviços. 

Candidatos a vereador não terão mais tempo na propaganda eleitoral em rádio e TV

Os candidatos às eleições deste ano terão que se adaptar à novas regras. Isso porque uma resolução do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) definiu algumas novidades, como a redução no tempo de televisão, punições para gestores que utilizarem a máquina pública para a obtenção de vantagens eleitorais e o fim da programação política, em rádio e televisão, para candidatos a vereador.
O TSE determina, também, que a campanha eleitoral nas ruas, que deveriam começar em 5 de julho, comecem, agora, só a partir do 15 de agosto. Já sobre o limite de gastos, como em Fortaleza houve segundo turno nas últimas eleições, o valor limite de gastos para os candidatos à prefeitura da cidade será de 50% do maior valor declarado em 2012. Em Maracanaú e Caucaia o limite é de 70% do maior valor declarado em 2012, pois não houve segundo turno.
A procuradoria regional eleitoral informou, por meio de nota, que atuará com sete servidores em Fortaleza, além de 123 promotores eleitorais no interior, e que poderá propor, até a data da diplomação dos candidatos eleitos, ações com pedido de cassação de registros, caso haja irregularidades comprovadas.
Fonte: Tribuna do Ceará

Municípios cearenses receberão R$ 717 milhões

Dezenove municípios cearenses vão receber R$ 717 milhões até o final deste ano como ressarcimento por gastos feitos para cobrir despesas com a educação. A verba, oriunda do antigo Fundo de Manutenção e Desenvolvimento do Ensino Fundamental (Fundef), é resultado de ação movida contra a União. 
Pelo menos três prefeituras já mantiveram negociação com os professores municipais sobre a destinação do recurso a fim de que ele seja utilizado para pagamento do magistério e investimento em educação, mas também noutras áreas.
O dinheiro extra é um ressarcimento aos municípios, que, durante a vigência do Fundef, entre 1997 e 2006, tiveram de pagar do próprio bolso o Valor Mínimo por Aluno (VMA) aos professores porque o repasse da União era insuficiente.
Queda de braço
Se em Fortaleza a Prefeitura e os docentes estão num impasse sobre a utilização dos R$ 289 milhões - o Município argumenta que a verba é indenizatória e que, nesse caso, não é obrigado a destinar 60% do valor ao magistério -, em algumas prefeituras cearenses, o dinheiro foi bloqueado por ação judicial. Noutras, o pagamento aos professores foi feito como um bônus.
Esse é o caso de Itaitinga, que recebeu cerca de R$ 28 milhões e já decidiu para onde vai o montante extra: metade para a área da educação e metade para obras de infraestrutura da cidade.
Foi o que disse Cícero Viana, procurador-geral no município. Dos R$ 14 milhões destinados à educação na cidade, mais de R$ 8 milhões foram gastos com remuneração de professores. Segundo Viana, mais de 280 professores já receberam bônus de R$ 35 mil cada.
Após negociação com os professores, a Prefeitura de Horizonte, que recebeu R$ 8 milhões, definiu que R$ 1,7 milhão será usado para pagamento de extra aos docentes. No total, 669 professores foram beneficiados com aproximadamente R$ 2,5 mil cada. 
Outro município que também fechou acordo com o magistério, segundo o sindicato Apeoc, que representa professores do Estado, foi Icapuí. A cidade teria recebido R$ 14,147 milhões da União, dos quais 25% seriam voltados à educação. Desse percentual, metade seria usada para pagamento dos professores. A reportagem não conseguiu contato com a Prefeitura.
Outros dois municípios estão com recurso bloqueado após ação na Justiça movida por sindicatos que representam os docentes: Maracanaú e Aracati, que receberam, juntos, cerca de R$ 87 milhões. De acordo com a Apeoc, o objetivo é impedir que as prefeituras gastem esse valor com outras áreas antes de fechar acordo com a categoria.
Números
R$ 717 milhões é o valor que a União terá de repassar aos municípios cearenses
19 municípios cearenses devem receber recurso de ressarcimento
Fonte: O Povo

Chuvas se repetem e atingem o Ceará neste sábado (9); veja as 10 maiores do dia

Chuvas atingem o interior, como por exemplo em Hidrolândia. Crédito: VC Repórter
As chuvas de janeiro seguem banhando o estado do Ceará na manhã deste sábado (9), de acordo com a Fundação Cearense de Meteorologia e Recursos Hídricos (Funceme). Ao todo, 96 municípios têm registro de precipitações.
Fortim (116 mm), General Sampaio (97,3 mm) e Ocara (91 mm) são as cidades que registraram as maiores chuvas do dia até às 11h15. A capital cearense marcou, ao longo de chuvas desde a madrugada, 62,6 mm. 
previsão do tempo para hoje é de “nebulosidade variável com eventos de chuvas em todas as regiões do Estado”, especialmente entre a madrugada e manhã deste sábado.
De acordo com a Funceme, a previsão é de mais chuvas em todo o final de semana. No domingo (10), entre a madrugada e a manhã, nebulosidade variável com eventos de chuva em todas as regiões.
10 maiores chuvas por Municípios no dia
Atualizada às 11h15
Fortim (Posto: Fortim) : 116.0 mm
General Sampaio (Posto: General Sampaio) : 97.3 mm
Ocara (Posto: Ocara) : 91.0 mm
Aracoiaba (Posto: Aracoiaba) : 74.6 mm
Aratuba (Posto: Aratuba) : 66.0 mm
Granja (Posto: Timonha) : 66.0 mm
Cascavel (Posto: Cristais) : 64.0 mm
Fortaleza (Posto: Água Fria) : 62.6 mm
Itarema (Posto: Itarema) : 62.0 mm

Amontada (Posto: Icarai De Amontada) : 59.0 mm

Fonte: Diário do Nordeste

Enem: Candidato faz mais de mil pontos e tem maior nota da história; entenda

Um candidato tirou 1.008,3 pontos na disciplina de matemática e cravou a maior nota da história do Enem (Exame Nacional do Ensino Médio). Mas é possível fazer mais de mil pontos? Sim, uma vez que não existe uma nota máxima por disciplina, como acontece com redação; entenda.
O Enem utiliza uma metodologia chamada TRI (Teoria de Resposta ao Item), modelo estatístico que permite que diferentes edições da prova sejam comparáveis. Na TRI, leva-se em conta para o cálculo da nota não apenas o número de acertos do candidato, mas o nível de dificuldade de cada item. Na TRI, leva-se em conta a coerência das respostas do participante diante do conjunto das questões que formam a prova. Por isso, o número de acertos não tem correspondência direta com a pontuação final.
"As pessoas talvez não estejam entendendo muito bem a nota passar de mil, mas elas nunca estranharam a nota não chegar a zero", comenta Marcello Menezes, professor de matemática QI Vestibulares.
Se você erra uma questão fácil e acerta uma difícil, o exercício difícil, que teria um valor alto, passa a ter um menor. "Isso é feito com um conjunto de questões fáceis, medianas e difíceis", diz Menezes. Por conta da TRI, não é possível afirmar nem sequer se o candidato que tirou mais de mil em matemática tenha acertado todas as questões.
"Não necessariamente se você acertar as 45 tira nota mil, nem se errar todas tira nota zero. Trata-se de um cálculo matemático de alto nível. Você está sendo comparando com outras pessoas."
Matemática conteudista
O diferencial em matemática, segundo o professor, é que a discrepância entre quem sabe muito e quem sabe pouco sobre a disciplina é "gritante" no Enem -- neste ano, a matéria também teve a menor nota entre as provas: 280,2 pontos.
Anualmente, a diferença entre as notas máximas de linguagens e códigos e matemática aumenta. "A prova de matemática, historicamente, sempre teve a maior nota. E, quanto mais conteudista é a prova, mais distante fica a diferença entre a maior e a menor nota", avalia.
O professor Marcello Menezes acredita que o resultado histórico aconteceu porque mais pessoas compreenderam a importância da matemática para passar no vestibular. "Matemática é a disciplina que mais reprova no Enem. Se o aluno tenta uma vaga em medicina, ele sabe que precisa dela", diz. "O aluno que tira uma nota maior nela larga na frente."

Notas do Enem 2015 vão ser divulgadas pelo Inep nesta sexta

08/01/2016 00h00 - Atualizado em 08/01/2016 08h32

Notas do Enem 2015 vão ser divulgadas pelo Inep nesta sexta

Candidatos usarão notas na disputa por vagas em universidades públicas.
Resultado também é usado pelo Fies, Prouni e Ciência Sem Fronteiras.

Do G1, em São Paulo FACEBOOK
Expectativa pela liberação das notas do Enem 2015 motivou posts no Twitter. (Foto: Reprodução/Twitter)Expectativa pela liberação das notas do Enem 2015 motivou posts no Twitter. (Foto: Reprodução/Twitter)
As notas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2015 serão divulgadas nesta sexta-feira (8) pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep). Cada um dos 5,7 milhões de candidatos poderá conferir seu desempenho no site da instituição. Basta usar o número de inscrição e a senha.
O resultado será utilizado na disputa por vagas em universidades públicas: já na segunda-feira (11) o Ministério da Educação (MEC) abre a primeira edição do Sistema de Seleção Unificada (Sisu) em 2016. Serão 228 mil vagas em 131 instituições públicas de ensino superior, que já podem ser pesquisadas no site do Sisu.
Além das vagas do Sisu, programas federais de bolsa de estudos (Prouni) e de financiamento (Fies) exigem nota mínima no Enem.
Os alunos poderão conferir apenas as notas das provas das quatro áreas de conhecimento e da redação. Uma decisão da Justiça Federal determina que o espelho da redação seja divulgado, mas o Inep ainda tem prazo para recorrer. O texto digitalizado e as anotações dos avaliadores serão divulgados em até 60 dias, conforme o órgão ligado ao MEC.
Provas de 2015
Considerado por alguns professores como o Enem mais difícil, a edição 2015 foi marcada por polêmicas e avanços. Nenhuma ocorrência grave contra a segurança da prova foi verificada, apesar de 740 candidatos terem sido eliminados.

Em relação ao conteúdo, a escolha do tema da redação foi elogiada por destacar a permanência da violência contra as mulheres na sociedade. O debate sobre feminismo esteve presente nos mais de 3,7 milhões de post no Twitter gerados pelo Enem (veja memes e polêmicas).
A edição 2015 também teve o reajuste da taxa de inscrição (subiu após 11 anos, de R$ 35 para R$ 63). Entre as mudanças, o MEC também diminuiu o acesso à gratuidade, suspendeu o envio do cartão de inscrição pelos Correios e buscou diminuir custos com a prova.
Fonte: G1

Entenda o Caso: Marido de Stefhany se defende de acusações de Carcere e Ameaças a Mãe da Cantora

Roberto Cardoso, marido de Stefhany Absoluta, se defendeu das acusações da sogra, Nety França. De acordo com o jornal Extra, a mãe da cantora estaria sendo ameaçada pelo novo genro.Stefhany e Roberto se casaram no dia 24 de outubro.
Questionado pelo EGO se realmente fez a ameaça e se mantinha Stefhany em cárcere privado, como informou uma pessoa próxima, Roberto limitou-se a dizer que seus advogados já estavam resolvendo o assunto.
“Estou proibido por meu advogado de dar qualquer declaração. Vai tudo ser esclarecido por meu advogado e vai ser comprovado que nunca prendi minha esposa. Ela estava tão presa, que tem um carro para sair só, sai com a esposa do meu motorista, com meu motorista. Agora é com meus advogados”, declarou ele, sem dizer se abriu algum processo em relação a isso.
Procurada pelo EGO, Nety confirmou que sofreu ameaças de morte por parte do marido do empresário. Nety disse que tudo começou após um jantar de família. Na ocasião, Roberto teria pedido para que a mãe da cantora assinasse uma procuração dando direitos a ele para que cuidar dos bens de Stefhany, o que foi negado por Nety. A partir daí teria começado a confusão.
"Convidei os dois para jantar na minha casa e, na mesa, ele disse que queria uma procuração dando plenos poderes para ele ser dono de tudo o que ela tem. Eu disse que ele não sabia ler e escrever. Eu o contrariei e ele se levantou, bateu na mesa e chegou a quebrar o vidro. Ele ficou revoltado e disse assim: 'Quem está comigo, está comigo e quem está contra mim, está contra mim. E quem está contra mim já era'. Ele disse que ia me matar e matar o Márcio (padastro de Sthefany). Disse que a gente poderia esperar que nosso fim estava próximo", relata Nety.
Nety conta que depois do incidente decidiu colocar sua casa a venda e colocar o pé na estrada. Antes, ela tentou visitar a filha, mas diz que foi proibida pelo genro. "Fui na casa dela, chamei, implorei para ver a minha filha e ele não abriu o portão. Deu para ouvir a voz dela pedindo para ele abrir o portao, mas ele não deixou. Estou muito preocupada com a minha filha, ele a afastou de toda a família", afirma, aos prantos.
A mãe de Stefhany disse ainda que viu a filha pela última vez no dia 14 de dezembro. Na ocasião, Nety, que também é cantora gospel, gravava o seu DVD com participação de Sthefany. "Achei que ele não deixaria ela ir, mas como todos estavam esperando, acho que ele ficou com medo das pessoas notarem o que está acontecendo e ela foi. Nesse dia ela estava muito aflita, nervosa, falando baixo. Ele mandou dois seguranças para ficar com ela e não deixar ela chegar perto da gente. Perguntei o que houve e ela só conseguiu dizer: 'Mãe, não posso falar aqui". No fim, ele apareceu de carro e ela saiu correndo e nem me pediu a benção. Passei a vida inteira cuidando dela e hoje ele não deixa ela falar com ninguém", desabafou.
Um dia antes do casamento, Nety, que é evangélica, disse que Deus a havia mostrado que Roberto era má pessoa, ela contou que chegou a falar com a filha, mas Sthefany não deu ouvidos. "Ela disse que sabia o que estava fazendo e que se casaria".
O caso de Sthefany chegou à mídia do Norte e do Nordeste no começo da semana. Horas depois da acusação da mãe, a Absoluta postou no Facebook fotos ao lado do marido em um shopping de Teresina, afirmando que estava tudo bem entre os dois. "Para quem disse que estávamos mal", dizia a legenda da foto.

Para Nety, isso é mais uma das supostas armações do genro. Ela nem acessava o Facebook, com certeza foi ele. "Acho que ele fez isso pra mostrar que está tudo bem, se estivesse, ela não teria sido afastada da família. Ela não está mais fazendo shows, até disso ele tinha ciúmes. Peço aos evangélicos de todo o Brasil que orem pela minha filha e pela minha família. É duro você ter uma filha, lutar pela vida dela, pela carreira e em um mês chegar alguém e fazer isso. Nós nos falávamos todo dia, agora tudo o que eu quero é ter notícias da minha filha".

ATACAREJO AVENIDA chegando em Campos Sales

A População de Campos Sales está ansiosa para a Grande Inauguração de um dos maiores atacarejos da região! Atacarejo Avenida!!! Localizado n...