Cearense de 131 anos viu esposa nascer e ajudou a criá-la no Acre

Pai aos 101 anos, o cearense José Coelho de Souza, que mora no Acre (AC), é um caso a ser estudado pela medicina. Tribuna do Ceará entrou em contato com a esposa do homem que possui 131 anos para descrever como ele era na época.
A dona de casa Maria Aparecida de Oliveira tem 62 anos, é mãe de três filhos e avó de cinco netos. Desde que se entende por gente, vive na cidade de Sena Madureira (AC). E como nos casamentos de antigamente, casou-se com um homem conhecido da família.
“Ele me viu nascer. E ainda ajudou a me criar”, relembra. Dona Maria casou-se com um homem mais velho, que conhecia desde as primeiras lembranças da infância. “Eles vivem juntos há 40 anos, mas o casamento civil foi há pouco tempo”, atesta a filha Cirlene de Oliveira. Ele tinha mais de 90 anos, enquanto a esposa tinha por volta de 22 anos. A igreja, contudo, foi evitada.
Na época, a família da noiva apoiou. Entretanto a moça nunca conheceu o lado familiar de seu marido.
Vida a dois
“As pessoas me perguntaram para quê eu iria casar como um velho desses. O pessoal falava isso”. Indagada sobre a existência de outra possível esposa, Dona Maria respondeu não sabia disso. “Que eu saiba, a primeira fui eu”, cai na gargalhada. Sobre outros filhos, também nunca ouviu falar.
Em relação a ter filhos “mais tarde”, a dona de casa ressalta que o marido sempre teve uma saúde boa. Não há problemas no coração, nem na pressão arterial. Diabetes ninguém ouviu falar. “O único problema que ele teve na época foram uns ferimentos nas pernas, que foi tratado em Rio Branco, capital acriana”, revela.
Fisicamente, seu José também estava bem. Era um homem forte e viril. Nunca fez tratamento de fertilização. Na verdade, dona Maria não sabia nem do que se tratava o termo. E mesmo com esse tanto de idade – e de até ter cuidado da própria esposa quando pequena –, seu José criou os filhos, os netos e ainda esbanja uma vida saudável.
História
A história de seu José ganhou notoriedade atualmente, por ter a possibilidade de ser reconhecido como o homem mais velho do mundo reconhecido pelo Guinness Book, o livro dos recordes. Natural de Meruoca, ele mora atualmente no Acre, na comunidade Estirão do Alcântara, na cidade de Sena Madureira.
Com três filhos, de 40, 37 e 30 anos, e cinco netos, José mora com sua mulher 69 anos mais nova e uma neta de 16 anos, Nayara de Oliveira Sousa. Seringueiro aposentado, o centenário teve que comprovar que ainda estava vivo para continuar recebendo o benefício do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS).
Aposentados com idade acima de 90 anos recebem uma visita em domicílio de agentes do órgão, para comprovar que o beneficiário ainda vive, assegurando o recebimento da aposentadoria.
Fonte: Tribuna do Ceará

Nenhum comentário:

Postar um comentário

obrigado...

ATACAREJO AVENIDA chegando em Campos Sales

A População de Campos Sales está ansiosa para a Grande Inauguração de um dos maiores atacarejos da região! Atacarejo Avenida!!! Localizado n...