A CE 187, principal via, que liga o Município de Campos Sales e todo o estado à Salitre, volta a ser restaurada pela empresa Teixeira Construções. Fazia alguns meses que a obra estava parada pela empresa. O Município de Salitre, através do Prefeito Rondilson Ribeiro, uniu forças para reivindicar ao Governo do Estado e ao DER (Departamento Estadual de Rodovias). O Deputado Fernando Santana em entrevista, garantiu que buscará ainda mais a agilidade da empresa para que as obras avancem. Faz mais de 1 ano que a reforma foi iniciada, porém com as pausas e lentidão das obras, a conclusão tende a ser mais demorada. A torcida agora é para que a restauração não paralise novamente, pois muitos condutores vem reclamando dos buracos em grande parte do trecho.
A Empresa vem preparando uma parte do trecho a poucos quilometros de Salitre. Resta-nos confiar que agora prossiga até sua conclusão!
O Governo do Estado do Ceará, através do Programa "Mais Infância Ceará", representado pela Primeira Dama Onélia Santana e a Administração Salitre de Todos, através do Prefeito Rondilson Ribeiro, Vice Maninho, Inauguraram na noite deste sábado (16 de Março) a "BRINQUEDOPRAÇA" comemorado com grande evento. Marcaram presenças o Deputado mais votado do Cariri, Fernando Santana, parceiro forte do município, também o Secretário Executivo da SPS (Secretaria da Proteção Social) Sr. Ibiapina, equipe do Programa "Mais Infância, que trouxe várias brincadeiras para a criançada, e as autoridades políticas municipais, o Ex. Deputado Agenor Ribeiro, Vice Prefeito Manoel Filho, Presidente da Câmara Ronaldo Pereira e demais Vereadores, Secretários, Correligionários do Prefeito Rondilson, e grande parte da população com seus filhos, que aproveitaram cada momento. O Caminhão do Cidadão também estava presente à praça, o qual durante 2 dias (Sexta e Sábado) esteve emitindo documentos pessoais. Uma festa linda, animada pelo Forró Kbra da Peste, e pela Banda de Música Local. A BrinquedoPraça, dispõe de equipamentos de grande qualidade, e piso que amortece a queda, para melhor proteção as crianças que utilizarão o equipamento.
Os representantes no evento, falaram cada um a respeito do equipamento, além de outros assuntos de interesse do povo Salitrense, como o Deputado Fernando Santana, que destacou também a preocupação da CE que liga Salitre à Campos Sales, e a lentidão da obra, destacando que irá buscar soluções para a agilidade da obra. A Primeira Dama falou da importância da brinquedopraça para o lazer da criançada, um momento de socialização infantil, onde as crianças compartilharão o equipamento. O Ex. Deputado Agenor falou da sua luta junto ao Prefeito Rondilson, em prol de melhorias e beneficios para a população. O Prefeito Rondilson disse que breve mais conquistas virão e outras obras serão inauguradas para a alegria de todos.
A Brinquedopraça tem área de aproximadamente 240m², é cercada, conta com piso anti-impacto e oito brinquedos. O Investimento é de aproximadamente R$ 180.000,00 co contrapartida do município.
José Bezerra da Silva, conhecido como "Dé", foi preso em flagrante por suspeita de estuprar a própria sogra, uma idosa de 101 anos de idade - Foto: Divulgação/Polícia Civil de Pernambuco
O caso da idosa de 101 anos estuprada pelo genro em Pombos, na Zona da Mata Norte de Pernambuco, ganhou repercussão nacional. A história veio a público na véspera do Dia Internacional da Mulher, na última quinta-feira (7). O pedreiro José Bezerra da Silva, mais conhecido como “Dé”, de 44 anos, foi preso em flagrante. Em seu perfil no Facebook, uma neta da idosa, a estudante Maria Talita, publicou um desabafo sobre o que sua avó vem passando após o estupro.
Segundo Maria Talita, a idosa não conseguiu dormir direito nos últimos dias e chora muito. “Ela foi estuprada, violentada não só sexualmente como psicologicamente também. Nos últimos dias (...) acorda assustada e parece sempre com medo. Eu sinto o medo dela no olhar quando ela olha pra gente”, lamentou a jovem.
Maria Talita postou foto ao lado da avó e desabafou sobre o estuproFoto: Reprodução/Facebook
“Até quando viveremos assim? Até quando vamos ser usadas e tratadas como lixo? Com certeza essa sensação que estou sentindo é uma das piores do mundo. Eu e minha família já estamos passando por um verdadeiro inferno nos últimos dias”, acrescentou Maria Talita. Ela ainda reclama que a defesa do genro acusou a idosa de “estar apaixonada pelo estuprador” durante a audiência de custódiarealizada na última sexta-feira (8). "Eles querem insinuar que minha vó de 101 anos que não consegue nem tomar um banho e se quer comer sozinha está apaixonada pelo próprio estuprador" A publicação da jovem, que alcançou até as 12h desta terça-feira (12) cerca de 308 mil reações e 147 mil compartilhamentos, gerou revolta e comoção nas redes. “Meus sentimentos Talita, esse cara merece tudo de ruim que possa acontecer com ele!”, afirmou um internauta. “Que tragédia, isso não pode passar impune!”, cobrou outra. Prisão preventiva De acordo com o Tribunal de Justiça de Pernambuco (TJPE), José Bezerra passou por audiência de custódia na sexta-feira (8) e teve o flagrante convertido em prisão preventiva. O suspeito foi encaminhado ao presídio de Vitória de Santo Antão, também na Mata Norte.
Entenda o caso O pedreiro José Bezerra da Silva, conhecido como "Dé", foi preso em flagrante na última quinta-feira (7) por suspeita de estuprar a própria sogra, uma idosa de 101 anos de idade. Segundo a Polícia Civil de Pernambuco, a companheira do homem instalou câmeras escondidas no quarto da vítima para registrar a violência sexual.O caso aconteceu em Pombos, na Zona da Mata Norte do Estado.
A esposa de Dé, com quem está casado há 21 anos, suspeitou de atitudes do agressor e colocou as câmeras no quarto. A prisão em flagrante ocorreu após a mulher denunciar o caso à 10ª Delegacia Especializada de Atendimento à Mulher (DEAM) de Vitória de Santo Antão, também na Mata Norte.
Leia o relato da jovem na íntegra: Essa é minha vozinha, linda né? No último dia 07 véspera do dia internacional da mulher,ela foi estuprada pelo próprio genro, uma mulher de 101 anos que já passou por muita coisa na vida, quem a conhece sabe. Ela foi estuprada, violentada não só sexualmente como psicologicamente também, nos últimos dias ela acorda chorando e não tem dormido direito, acorda assustada e parece sempre com medo, eu sinto o medo dela no olhar quando ela olha pra gente ,até quando viveremos assim? Até quando vamos ser usadas e tratadas como lixo ?
Com certeza essa sensação que estou sentindo è uma das piores do mundo, eu e minha família já estamos passando por um verdadeiro inferno nos últimos dias. Sofrendo ameaças, minha mãe foi espancada na própria delegacia pela própria irmã do indivíduo só pelo fato de ter denunciado o crime, segundo a família dele minha mãe tinha que esconder e comprar uma passagem pra ele fugir para São Paulo, escutamos essas coisas todos dias “ele era seu marido” a coisa que mais me chocou foi a irmã do mesmo pedir pra que minha mãe tirasse a acusação e levasse minha vó na delegacia e incentivasse a minha vó a dizer que ela permitia os atos e que gostava e não para só por aí, Obs: tenho todos os áudios gravados.
Ontem na audiência de custódia dia 08 dia internacional da mulher a defesa do estuprador disse que ele era apaixonado por minha avó e ela era apaixonada por ele, como se toda a barra que estamos passando ainda fosse uma besteira para eles.Eles querem insinuar que minha vó de 101 anos que não consegue nem tomar um banho e se quer comer sozinha ESTÁ APAIXONADA PELO PRÓPRIO ESTUPRADOR até quando a vítima vai ser a culpada ? Até quando vamos ser ameaçadas e intimidadas pela família ? Até onde esse homem vai tentar destruir nossas vidas ?
Eu só peço a Deus que nos der muita força pra enfrentarmos o que estamos passando que não é nada fácil e que a justiça brasileira não falhe. Escrevo esse texto em lágrimas e acreditem não é um texto pra vocês sentirem pena ou ficarem comovidos com essa história isso é um desabafo de uma pessoa que não aguenta mais ver sua família sofrer e ser violentada de todas as formas. Fonte: Folha PE
Trump e a primeira-dama, Melania, viajaram a Lee County, no estado do Alabama, ainda pela manhã. Eles se encontraram com voluntários que ajudam a população local e com sobreviventes do tornado – inclusive uma mulher que perdeu 10 familiares, segundo contou o presidente.
"Todos estão fazendo um trabalho incrível. São pessoas incríveis. Eu queria ter vindo no dia em que isso [o tornado] aconteceu, mas pediram para eu esperar. Então, obrigado", disse Trump.
Segundo autoridades de Lee County, as vítimas do tornado tinham entre 6 e 89 anos. Outras dezenas de pessoas ficaram feridas. Com ventos acima de 270 km/h, o fenômeno entrou na categoria EF-4, o segundo maior na escala que vai até 5.
O corpo de Michael Jackson pode ser exumado após uma série de acusações de abuso sexual ao longo de três décadas, segundo o site Radar Online.
De acordo com a publicação, as vítimas estão se reunindo e organizando um pedido de exumação além de um exame de DNA através das marcas deixadas em seus corpos.
Ao menos 11 novas denúncias de assédio e abuso sexual surgiram após a exibição do documentário “Leaving Neverland (Deixando Neverland, em tradução livre)”. Segundo o Radar Online, as supostas vítimas tinham entre 7 e 14 anos de idade na época.
Representantes do legado do artista, que morreu em 2009, disseram que as acusações são uma "tentativa patética de conseguir dinheiro fácil com o nome de Michael Jackson".
Michael Jackson fora das rádios
Rádios da Austrália, Canadá e Nova Zelândia decidiram não tocar músicas de Michael Jackson em reação às novas alegações de abuso sexual do 'Rei do Pop'.
O grupo de rádio Nova Entertainment de Sydney foi o último a decidir, nesta quinta-feira (7), boicotar Jackson.
A decisão foi tomada após o lançamento nos Estados Unidos do documentário "Leaving Neverland", no qual dois homens relatam que o artista abusou sexualmente deles por anos.
"Dado o que está acontecendo no momento, SmoothFM não transmitirá mais nenhuma música de Michael Jackson", disse Paul Jackson, diretor de programação da Nova, citado pela imprensa local.
Estátua do astro pop é removida
Uma estátua de Michael Jackson foi removida do Museu Nacional do Futebol, em Manchester, na Inglaterra, após novas denúncias de abuso sexual contra o astro pop, informa a rede BBC.
O monumento de gesso e resina era exibido no Museu do Futebol desde 2014 e foi retirado nesta semana.
"O Museu Nacional do Futebol fez uma série de mudanças em suas exposições e nos objetos expostos nos últimos meses. Como parte de nossos planos para representar melhor as histórias que queremos contar, tomamos a decisão de remover a estátua de Michael Jackson da exibição", disse um porta-voz da instituição, em comunicado.
Cerca de 300 pessoas se reuniram na praça da Prefeitura de Crato, na Região do Cariri do Estado, na manhã desta sexta-feira (8), para a Marcha das Mulheres do Cariri. O ato organizado pelo sindicato dos servidores municipais do Crato percorreu as principais ruas e avenidas da cidade. Moradores de outras cidades vizinhas, como Juazeiro do Norte e Barbalha, também participaram da caminhada.
Com cartazes, fotos e faixas, mulheres pediam o fim do feminicídio e mais direitos dentro da sociedade. As últimas vítimas de feminicídio também foram lembradas. Dona Cícera de Souza, mãe da professora Silvany Inácio de Souza, de 25 anos, morta na Praça da Sé em agosto do ano passado pelo ex-companheiro que não aceitava o fim do relacionamento, também quis dar um recado.
Emocionada, ela escreveu um texto feito em homenagem à filha, e à todas as mulheres que sofrem com a violência. Assim como Silvany, outras duas mulheres também foram assassinadas no período de seis meses, na cidade do Crato.
Um dos dados que integrantes do Conselho da Mulher consideram importante nos últimos anos é o crescimento no número de denúncias relacionadas às agressões sofridas.
O sexto suspeito de estuprar a própria sobrinha durante 10 anos foi preso na manhã desta sexta-feira (8), no município do Crato, na Região do Cariri do Estado. Segundo a delegada Kamila Brito, titular da Delegacia de Defesa da Mulher (DDM) do Crato, ele se apresentou espontaneamente, mas tinha um mandado de prisão em aberto, ficou preso.
Durante a manhã desta sexta, ele está sendo ouvido pela delegada. Após ser ouvido, o homem vai realizar exames no Instituto Médico Legal (IML) e, logo em seguida será levado para a Cadeia Pública do Crato, onde estão os outros cinco suspeitos. Ainda segundo a delegada Kamila, eles vão responder por estupro de vulnerável.
O caso
A adolescente que hoje está com 17 anos foi estuprada pelos próprios tios durante dez anos no Crato. Dos seis denunciados, cinco foram presos na manhã da última sexta-feira (1º).
Os suspeitos foram denunciados pela adolescente, anonimamente, no fim de 2018. Após a investigação foram expedidos seis mandados de prisão pela justiça. Os nomes foram omitidos para preservar a vítima.
De acordo com a polícia, os estupros começaram após a morte do pai da vítima, quando ela tinha apenas 7 anos de idade. Durante a investigação, os agentes descobriram que a denúncia foi feita pela própria adolescente.
Jovem morava com mãe e tios
A vítima morava com a mãe e os tios, irmãos do pai dela, num sítio, mas em casas diferentes. A mãe da jovem teve conhecimento dos estupros em 2016 mas, segundo ela, não procurou a polícia por medo.
A vítima passa por tratamento psicológico para tratar o trauma sofrido ao longo dos dez anos.
De acordo com Kamila, os 30 dias em que os tios da vítima ficarão presos serão suficientes pra ouvir todos os depoimentos necessários e concluir as investigações. Depois desse prazo, eles ficar à disposição da justiça.
O dia 8 de março não representa as comemorações dos pontos positivos de ser mulher, especialmente no Ceará. O Estado amarga a vice-liderança nas estatísticas de mulheres assassinadas em 2018, com 447 homicídios dolosos contra elas, sendo 26 registros considerados feminicídios, casos em que os assassinatos contra mulheres ocorrem por questão de gênero. Os dados são do Monitor da Violência, levantamento feito pelo G1, e contabilizam homicídios, feminicídios e latrocínios.
O Estado só fica atrás de São Paulo, onde 461 mulheres foram assassinadas no ano passado, sendo 136 feminicídios. De acordo com o Monitor, o Ceará apresentou aumento de 27% no número de ocorrências, comparado a 2017, quando foram registrados 352 homicídios de mulheres, dos quais 18 foram feminicídios.
“Acredita-se que pode ser uma reação à própria maior liberdade e autonomia das mulheres. Seria uma ‘contra-reação machista’, como a gente diria”, argumenta Beth Ferreira, assistente social, educadora feminista e integrante do Fórum Cearense de Mulheres e da Articulação Mulheres Brasileiras.
Casos
Dentre os casos emblemáticos no Estado, Beth cita o de Stefhani Brito, morta em 1º de janeiro de 2018, no bairro Mondubim. A jovem de apenas 22 anos foi assassinada a pauladas e teve o corpo desovado próximo a uma lagoa. Após ser preso, um ano depois, o ex-namorado de Stefhani confessou que a matou por ciúmes de que ela mantivesse relacionamento com outro homem.
Outro caso marcante foi o de Silvany Sousa, cuidadora infantil morta na frente do filho, numa praça pública no município do Crato, na região do Cariri, em agosto de 2018. O ex-marido de Silvany só se rendeu com a chegada da Polícia Militar. Ao ser questionado sobre a motivação do crime, ele teria dito que não aceitava o fim do relacionamento, ocorrido cerca de três meses antes.
“Quando a gente vai analisar a forma como elas foram assassinadas, percebemos indícios de misoginia, ódio ao feminino”, considera Beth Ferreira. Contudo, ela destaca que muitos casos que o Governo cearense põe na conta da guerra do tráfico não se resumem a esses fatores, já que as mulheres não são assassinadas da mesma forma que os homens.
“Elas são, primeiro, torturadas; depois estupradas, raspam a cabeça delas para humilhar, cortam os seios. Isso tudo é filmado e depois enviado para o suposto inimigo da outra facção. A mulher se torna um objeto na guerra”, analisa a educadora. Foi assim no caso de Nara Aline, Darcyelle Ancelmo e Ingrid Teixeira, torturadas e decapitadas num mangue do bairro Vila Velha, no dia 2 de março de 2018, às vésperas do Dia Internacional da Mulher daquele ano.
Especificidade do crime
A Secretaria de Segurança Pública e Defesa Social (SSPDS) foi procurada para comentar os números, mas não enviou retorno até o fechamento desta publicação. Para Beth Ferreira, é preciso qualificar a morte violenta da mulher como feminicídio e, depois, realizar a investigação para confirmar. “Atualmente, a Secretaria de Segurança faz o contrário: coloca como homicídio doloso e depois investiga”, pontua.
Além disso, a assistente social defende políticas públicas de prevenção e enfrentamento ao homicídio e feminicídio, através de campanhas educativas. Uma das sugestões é discutir relações de gênero dentro do ambiente escolar, já que o Estado gere as escolas de Ensino Médio. “É uma forma de prevenção à violência contra a mulher”, diz.
Mais políticas
Nesta sexta-feira (8), o governador Camilo Santana anunciou a implantação da Casa da Mulher Cearense nas principais regiões do Estado. Os equipamento se voltarão para o atendimento humanizado e especializado das mulheres em situação de violência, bem como à capacitação para a sua autonomia econômica, a exemplo do que ocorre na Casa da Mulher Brasileira, que já funciona em Fortaleza.