Criança de quatro anos faz uso medicinal de maconha no Ceará


A Comissão de Assuntos Sociais (CAS) do Senado Federal aprovou, na última quarta-feira (28), um projeto de lei que permite o cultivo da Cannabis Sativa - planta que dá origem à maconha - para uso pessoal terapêutico, desde que haja prescrição médica. Antes de chegar à Câmara dos Deputados, o texto ainda passará pela Comissão de Constituição e Justiça (CCJ).
O relatório elaborado pela senadora Marta Suplicy autoriza o Governo Federal a liberar a importação de plantas e sementes, o plantio, a cultura e a colheita da Cannabis Sativa para fins medicinais ou científicos, em local e prazo pré-determinados, sob fiscalização. A descriminalização do uso medicinal da maconha altera a Lei de Antidrogas, passando a liberar o acesso à substância.
Após enfrentar um longo processo, uma família natural de Fortaleza conseguiu o direito ao uso de um medicamento à base de Cannabis Sativa para uma criança portadora de uma síndrome degenerativa. O menino foi diagnosticado com a doença rara aos dois meses de vida e, hoje, quatro anos depois, com o uso do remédio, as crises diminuíram consideravelmente.

Tratamento

Os pais relatam que chegaram a levar o garoto a cinco neuropediatras. Ele chegou a tomar oito tipos de anticonvulsivantes, mas os tratamentos não deram o resultado esperado. A partir daí, começou a procura por outras medicações, até que a família dele teve contato com o Canabidiol, um composto químico que pode tratar doenças que acometem o Sistema Nervoso Central (SNC). Segundo a mãe da criança, ele nunca havia ficado uma semana sem ter convulsões, até tomar as doses.
De acordo com o neuropediatra André Pessoa, é recomendado ao paciente o uso do Canabiodiol quando o tratamento com os remédios tradicionais não apresentar o resultado esperado. "Nós tentamos fazer um tratamento coadjuvante, ou seja, de associar, a priori, o Canabidiol às medicações que ele já usa. Em alguns casos, consegue-se reduzir a quantidade da medicação que ele estava usando. No entanto, deve-se ter cuidado e prudência, porque nem todo paciente vai ter uma melhora com o uso desse medicamento", afirma o médico.
FONTE: G1 CE

1ª edição da UFCA Itinerante leva ações de extensão para Salitre


A Pró-Reitoria de Extensão da Universidade Federal do Cariri (Proex/UFCA) – responsável pela interação entre a universidade e a comunidade externa – vai promover, nos próximos dias 1º e 2 de dezembro, na cidade de Salitre, a ação UFCA Itinerante. O objetivo é levar atividades e projetos da UFCA para cidades do Cariri que, por razões ligadas principalmente à distância, ainda não são impactadas pelas iniciativas. 
"Atualmente, as ações de extensão da UFCA concentram suas atividades no eixo Crajubar [Crato, Juazeiro do Norte e Barbalha]. E nós somos a Universidade Federal do Cariri inteiro", disse a Pró-Reitora de Extensão, Fabiana Lazzarin. Para Fabiana, é importante levar essas ações para cidades distantes dos campi da UFCA e, ainda, fazer com que a universidade seja conhecida nos 29 municípios que compõem o Cariri cearense: "Há famílias que vivem de agricultura familiar que sequer sabem da existência de uma universidade pública no Cariri, que não sabem que a UFCA tem projetos de extensão de preparação para o Enem [Exame Nacional do Ensino Médio, usado como critério de seleção em universidades públicas]. Divulgar a UFCA para essas pessoas é uma responsabilidade social importantíssima", afirmou.
De acordo com o Coordenador de Integração e Fomento das Ações de Extensão da Proex, Thiago Santiago, é comum que, em cidades mais afastadas do Crajubar, os estudantes sequer conheçam a UFCA: “Em Salitre, estive em salas lotadas com estudantes do ensino médio em que dois ou três sabiam da existência da UFCA. Levamos para Cedro-PE o projeto "Luar do Sertão", do Centro de Ciência e Tecnologia (CCT), para observar corpos celestes com um telescópio. Lá, muitos nos perguntaram ‘o que é isso’, apontando para o equipamento”, recorda.
De acordo com a Proex, a edição de Salitre da UFCA Itinerante será importante para consolidar a iniciativa tanto na comunidade externa quanto na própria UFCA: "Será um laboratório para todos nós. Esse primeiro evento vai mobilizar 68 pessoas da UFCA, entre professores, servidores e estudantes. Nossa expectativa é que 18 projetos cadastrados na Proex participem da ação em Salitre e, com os resultados, vamos planejar as próximas edições", disse a Pró-Reitora Fabiana. 
As inscrições de projetos de extensão interessados em atuar na UFCA Itinerante de Salitre começam hoje (1º) e vão até a próxima quarta-feira (7). Para que os projetos selecionados sejam os mais conectados às demandas atuais da cidade, a seleção terá participação de representantes do município. Ainda segundo a Proex, a comunidade acadêmica que irá até Salitre terá ajuda de custo da UFCA para hospedagem e alimentação.


IDH das cidades visitadas


Para elencar as primeiras cidades a serem visitadas pela UFCA Itinerante, a Proex utilizou como critério a ordem crescente de Índice de Desenvolvimento Humano (IDH) dos municípios caririenses. O IDH – que considera dados de saúde, de educação e de renda de uma população – varia de 0 a 1. Com o IDH mais baixo do Cariri (0,54), Salitre é seguida, nesse critério, pelas cidades de Potengi (0,562), Araripe (0,564) e Tarrafas (0,576). Os melhores IDHs do Cariri são justamente os das cidades do Crajubar: Crato tem índice 0,713; Juazeiro do Norte, 0,694 e Barbalha, 0,683.

FONTE: SALITRE.CE.GOV.BR

Saiu o resultado do concurso publico de campos sales

Saiu o resultado do concurso publico de Campos Sales. Para ter acesso, você clica no link ou na imagem abaixo e vai para a parte de publicações do site da prefeitura municipal, em seguida você baixa o arquivo em PDF que esta disponível e procura seu nome.

link:

CLICK AQUI

Diabetes na infância: tipo 1 da doença é o mais comum entre crianças


Rafael Torelly, de 4 anos, foi diagnosticado com diabetes tipo 1 e faz uso de insulina todo dia Foto: Divulgação
Descobrir que o filho de apenas 1 ano de idade tem diabetes foi um grande susto para a servidora pública Ana Carolina Torelly. Rafael, hoje com 4 anos, foi diagnosticado com o tipo 1 da doença, o mais comum entre as crianças.
— O diagnóstico abalou muito a nossa família. Esta é uma doença que demanda muita atenção — conta Ana, acrescentando que Rafael precisa tomar insulina injetável duas vezes ao dia, o que não o impede de fazer todas as estripulias típicas da idade.
De acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS), o diabetes infantil cresce 0,3% ao ano. No Brasil, há aproximadamente 30 mil crianças diabéticas, segundo a Federação Internacional de Diabetes. Com isso, o país ocupa o terceiro lugar no ranking de nações com mais diagnósticos da doença na infância.
O tipo 1 não tem cura, mas tem controle. A doença autoimune faz com que o sistema de defesa do corpo combata as células que produzem a insulina no pâncreas.
— Sem a insulina para levar a glicose para dentro da célula, o açúcar na corrente sanguínea aumenta — explica a endocrinologista pediátrica Fernanda André.
Denise Franco, endocrinologista e diretora da Associação de Diabetes Juvenil-ADJ Diabetes Brasil, explica que este processo é necessário para dar ao corpo o produto que deveria ser fabricado pelo pâncreas, substituindo a função do órgão:
— Para saber a quantidade necessária de insulina que deve ser aplicada, é preciso medir a glicose no sangue durante o dia todo. Essa medição é feita, normalmente, antes das refeições.
Já no diabetes tipo 2 — que, apesar de ser mais comum em adultos, tem crescido entre as crianças por conta da obesidade infantil —, o organismo produz insulina, mas se torna resistente a ela ou não a utiliza corretamente. Os dois tipos podem ser diagnosticados por meio de exame de sangue.
Sintomas
Sede em excesso
Se o seu filho está bebendo água mais do que costumava beber, pode ser um sinal de alerta para o diabetes tipo 1.

Muita vontade de fazer xixi
Do mesmo jeito que a criança passa a beber muita água, ela também aumenta a frequência de idas ao banheiro. Pode acontecer de crianças voltarem a fazer xixi na cama por não conseguirem controlar a urina.

Fome demais
A criança passa a comer mais do que o normal e não engorda.

Emagrecimento rápido
A criança começa a emagrecer sem nenhum motivo aparente.

O que fazer?
Se os pais perceberem estes sintomas em seus filhos, eles devem procurar imediatamente o pediatra da criança e pedir a realização de um exame de sangue que aponte a quantidade de glicose presente no sangue da criança.

FONTE: CARIRI CEARA

Pastor, mulher e sobrinha morrem em Anápolis após enterro da irmã dele


Uma família goiana não tinha se acostumado à ideia de perder um ente querido quando foram avisados de que outros três, que haviam acabado de sair do sepultamento em Itaberaí, morreram tragicamente quando chegavam a Anápolis.
O pastor evangélico João Batista Gomes, de 60 anos, foi se despedir da irmã dele. Quando voltava, tentou fazer uma ultrapassagem e bateu de frente com um caminhão. Além de João, morreram a mulher dele, Sueli Pereira de Matos Gomes, de 49, e a sobrinha Irene Lúcia Gomes, de 49. A filha de João e Sueli sobreviveu.
Além da igreja, João se dividia na atividade política. Ele era chefe de gabinete do vereador de Anápolis Mauro Severiano. Para o G1, Severiano contou que a família voltava do velório da irmã do pastor, em Itaberaí. “Enterramos a irmã dele em Itaberaí e voltamos para Anápolis. Eu vim na frente e ele saiu cerca de uma hora depois. É uma tragédia”, lamentou Severiano.
De acordo com o Corpo de Bombeiros, testemunhas relataram que o carro do pastor bateu de frente contra o caminhão quando tentava fazer uma ultrapassagem. A causas dos acidente, contudo, devem ser esclarecidas apenas depois do resultado da perícia.

João Batista, Sueli e Irene morreram no local do acidente. Já a filha do casal foi socorrida pelo Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) e encaminhada ao Hospital de Urgências de Anápolis (Huana). O caminhoneiro foi levado para a mesma unidade de saúde.
Os corpos foram liberados do Instituto Médico Legal (IML) no início da noite.
FONTE: PORTAL DIA ONLINE

Acidente com ônibus do cantor Edson Lima deixa um morto no Piauí


Um acidente envolvendo o ônibus do cantor Edson Lima e banda Gatinha Manhosa deixou uma pessoa morta no fim da tarde desta sexta-feira (16), na cidade de Simplício Mendes, sul do Piauí. 
O cantor publicou em sua rede social um vídeo sobre o ocorrido. Segundo Edson Lima, o motorista do ônibus tentou desviar de um motociclista identificado como Jilson Santana, mas não conseguiu evitar a colisão. 
"Nós, por tentarmos livrar um motociclista na estrada, a gente não chegou a capotar, mas deitou o ônibus da banda. Infelizmente foi um acidente muito chocante", disse o vocalista da Gatinha da Manhosa. 
O motociclista veio a óbito no local do acidente. Segundo a Polícia Rodoviária Federal, 10 itegrantes da banda estavam dentro do ônibus e sofreram ferimentos leves. Eles foram socorridos, levados ao Hospital Estadual José de Moura Fé e passam bem, de acordo com Edson Lima. 
FONTE: R10

Quais cuidados ter ao comprar queijo coalho?


Originário da região Nordeste, no período da colonização do Brasil, o queijo coalho é considerado um alimento que produz efeitos benéficos aos consumidores, pois contém bactérias que ajudam a manter o equilíbrio da flora intestinal. Alguns dos microrganismos, no entanto, podem se tornar nocivos à saúde de quem o aprecia, caso o produto apresente irregularidades durante a fabricação.  
segurança alimentar é um fator determinante na qualidade dos derivados lácteos, porém algumas empresas desconhecem ou não cumprem os procedimentos de higiene, das instalações e dos funcionários, que são exigidos pelos órgãos de fiscalização. Portanto, a limpeza deve ser garantida em todas as etapas, desde a produção até o armazenamento. 
De acordo com o fiscal de vigilância sanitária da Agência de fiscalização de Fortaleza (Agefis), Antônio Carlos Araújo Fraga, no momento em que o consumidor estiver comprando queijos, ele deve fazer algumas observações, como aferir se o produto está bem refrigerado, uma vez que se ele estiver bem condicionado, a contaminação microbiana será evitada. 
Outro fator a ser conferido é a embalagem, que deve estar rotulada, informando o prazo de validade e o selo que atesta que ele foi inspecionado durante todo o processo de fabricação. Se o queijo apresentar uma coloração não comum a que você geralmente consome, desconfie. Deve evitar, também, aqueles que estejam soltando muito soro, pois é sinal de que ele não foi bem prensado.  
O vigilante sanitário aconselha que os consumidores fiquem em alerta quanto ao estabelecimento em que é comercializada a iguaria. “É bom procurar um estabelecimento licenciado, que tenha higiene, pois o contrário pode favorecer a contaminação do que está sendo vendido”, externa. 
Antônio Fraga afirma que as olhaduras, ou “furinhos”, presentes nos queijos coalhos os tornam mais propícios à contaminação. Ele diz ainda que, na hora da compra, o consumidor tem que avaliar também a textura do produto - que deve ser firme, não amolecida -  o odor e o sabor, que, se estiverem mais fortes que o habitual, podem indicar que eles não estão adequados para o consumo.

FONTE: DIARIO DO NORDESTE

Bactérias encontradas no queijo coalho representam risco à saúde



Crianças, idosos e gestantes incluem o grupo mais sensível às consequências do consumo de queijo infectado, segundo médico

Fincado em um espeto de madeira, levemente tostado e exalando um aroma característico que é, para muitos, convidativo. O queijo coalhose apresenta dessa forma na maioria das barracas de praia do Nordeste, onde é mais popular. Em oposição ao sabor que agrada, o laticínio pode apresentar alguns tipos de bactérias nocivas à saúde, caso não atenda aos padrões microbiológicos da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa).
Dos microorganismos que podem infectar o queijo, Staphylococcus coliformes fecais são alguns dos menos perigosos, porém, mais comuns. O primeiro é mais comum em infecções originadas na pele, a partir de arranhões, por exemplo. Uma vez ingerido, porém, pode causar intensa infecção intestinal, com vômitos e diarreia. Os coliformes, por sua vez, são naturalmente encontradas no intestino, e podem ocasionar infecções intestinais e urinárias, com náuseas e vômito.
LEIA MAIS:
Caso atinjam a corrente sanguínea, ambas as bactérias podem originar infecções graves, chegando a causar choque séptico, no caso da Staphylococcus. De acordo com o infectologista do Hospital São José e professor da Universidade Federal do Ceará (UFC), Anastácio de Queiroz, a maioria das pessoas adultas já desenvolveram anticorpos contra tais tipos de bactérias.

“A preocupação maior é com crianças, que ainda não tiveram contato com esses organismos, pessoas idosas, cuja imunidade envelheceu um pouco, mulheres grávidas e pessoas transplantadas, com Aids, ou que fazem quimioterapia. Esse grupo está muito mais propenso a desenvolver infecções graves”, afirma.
Tratamento
O tratamento das patologias geradas pelos microorganismos depende diretamente da quantidade de alimento infectado que foi consumida, e das condições imunológicas do indivíduo. “O médico deve avaliar o caso como um todo. É recomendado que colham sangue, fezes e urina para identificar a bactéria que está causando o problema. Só depois utilizamos antibióticos, para que não haja interferências no diagnóstico”, explica Anastácio de Queiroz
A recomendação do infectologista é nunca consumir alimentos que não tenham rótulo em suas embalagens, ou que sejam vendidos “em esquinas ou lugares duvidosos”. “Sei que é difícil, pois comer em carrinhos de rua é um hábito. Mas é preciso ter cautela”, ressalta.

FONTE: DIÁRIO DO NORDESTE

Futuro ministro da Saúde terá de adaptar Mais Médicos sem cubanos


Jair Bolsonaro deixou de anunciar o futuro ministro da Saúde nesta semana. Ele tinha prometido isso na transmissão ao vivo na internet no dia 9. O presidente eleito só sinalizou que pode indicar o deputado federal Luiz Henrique Mandetta (DEM-MS) - seria a 3ª Pasta para o Democratas, que chefiará a Casa Civil e a Agricultura.

O processo de escolha do futuro ministro da Saúde ocorre em meio à repercussão da decisão de Cuba de retirar seus profissionais do programa Mais Médicos, uma das vitrines de Dilma Rousseff (PT).
Nesta sexta, Bolsonaro voltou a defender mudanças no programa Mais Médicos. Os profissionais cubanos ocupam a maior parte das vagas do programa desde sua criação, em 2013, e são a única mão de obra disponível em cerca de 1.500 cidades. "Imaginou ficar longe dos seus filhos por um ano? É a situação de praticamente escravidão que estão sendo submetidos os médicos e as médicas cubanas no Brasil. Já imaginou confiscar 70% do seu salário?", indagou.
Cuba quer retirar todos os médicos cubanos do Brasil nos próximos 40 dias. Os primeiros grupos devem voltar já nos próximos dez dias. O Ministério da Saúde planeja lançar o edital com o mesmo número de vagas que serão abertas com a saída dos cubanos.
Os comentários de Bolsonaro contra a decisão de Havana agradaram ao governo americano de Donald Trump. "Que bom ver o presidente eleito Bolsonaro insistir em que os médicos cubanos no Brasil recebam seu justo salário ao invés de deixar que Cuba leve a maior parte para os cofres do regime", tuitou Kimberly Breier, a principal funcionária do Departamento de Estado para a América Latina.
A postura do presidente eleito em relação ao programa Mais Médicos coincide com atual política de esfriamento das relações diplomáticas entre Washington e Havana. Logo que assumiu a Casa Branca, Trump deixou um freio nos planos do antecessor, Barack Obama, de estreitar laços com a ilha socialista.
Na última semana, Bolsonaro anunciou, como prometido, o futuro chanceler. O embaixador Ernesto Araújo, um antipetista de carteirinha (ele mantém um blog em que demoniza o PT), foi escolhido para comandar o Itamaraty.
Nos EUA, a imprensa realçou a proximidade de Araújo com ideias defendidas por Trump. O canal televisivo Fox News lembrou que Araújo, como Trump, defende que políticas globalistas, ou multinacionais, têm prejudicado países do Ocidente. O jornal americano "The New York Times" afirmou que Araújo terá de contornar pequenas crises diplomáticas que já surgiram após a vitória de Bolsonaro, como o caso dos médicos cubanos.

FONTE: DIÁRIO DO NORDESTE

Submarino argentino desaparecido há um ano com 44 tripulantes é encontrado



O último contato com o submarino "ARA San Juan" ocorreu em 15 de novembro de 2017.

O submarino ARA San Juan, desaparecido há um ano no Oceano Atlântico, com 44 tripulantes a bordo, foi localizado nesta sexta-feira (16), informou a Marinha da Argentina. O último contato com o submarino foi em 15 de novembro de 2017, quando navegou no Golfo de São Jorge, a 450 km da costa.
"Tendo investigado o ponto de interesse No. 24 relatado pela Ocean Infinity, através da observação feita com um ROV de 800 metros de profundidade, identificação positiva foi dada a #AraSanJuan", diz a mensagem da Armada (Marinha), se referindo à empresa que tem pesquisado o submarino há meses.
A busca pelo "ARA San Juan" começou 48 horas após o último contato. Ao todo, 13 países colaboraram, mas a maioria se retirou antes do final de 2017, sem resultados.
O navio da empresa americana Ocean Infinity é o responsável pelas buscas, desde 7 de setembro, quando partiu com quatro membros da família a bordo e estava prestes a interromper o trabalho quando localizou a zona onde está o submarino.

FONTE: DIÁRIO DO NORDESTE

Prefeituras podem ter receita comprometida no fim do ano


Cerca de 60 cidades cearenses não conseguiram equilibrar as contas. No entanto, em 2018, a Aprece observa que há uma crescente nas receitas maior do que a dos indexadores

Com dificuldades para equilibrar receitas e despesas, aproximadamente um terço dos municípios cearenses poderá enfrentar dificuldades para fechar as contas públicas neste ano. Segundo a Associação dos Municípios do Estado do Ceará (Aprece), cerca de 60, dos 184 municípios cearenses, estão acima do limite estabelecido pela Lei de Responsabilidade Fiscal (LRF) para gastos com pessoal, ficando sujeitos a restrições impostas pela lei.
"Hoje já temos aproximadamente 70% dos municípios cearenses com gastos com pessoal acima de 51,3% da Receita Corrente Líquida (RCL). Assim, ficam impedidos, por exemplo, de pagar hora extra, reajustes ou contratação. Destes, temos 60 municípios com gastos acima de 54%. Estes têm a obrigação de, em oito meses, retornarem ao patamar normal, sob pena de implicações de improbidade administrativa", explica André Carvalho, consultor econômico financeiro da Aprece.
Segundo Carvalho, há um ou dois anos, a grande maioria dos municípios nessa condição estava com gastos com folha de pagamento entre 51,3% e 54% da RCL, enquanto hoje a maioria está acima dos 54%.


Bloqueio de repasses
Desde o dia 13 de novembro, 12 municípios cearenses tiveram repasses do Fundo de Participação dos Municípios (FPM) bloqueados pela Secretaria da Receita Federal (SRF), Procuradoria Geral da Fazenda Nacional ou pelo Ministério do Planejamento. Os municípios de Acarape, Banabuiú, Cascavel, Choró, Guaiuba, Hidrolândia, Paramoti, São Luís do Curu, Tarrafas, Tauá, Tejuçuoca e Uruburetama receberam o último repasse no dia 9 deste mês.
Embora, o Tesouro Nacional não divulgue o motivo dos bloqueios, em geral os repasses são interrompidos por pendências da administração municipal com órgão responsável pelo repasse. De acordo com Carvalho, os bloqueios podem ter uma relação indireta com o desequilíbrio fiscal dos municípios. "Aqueles que não pagam em dia a sua Previdência, por exemplo, podem ter o valor retido pela Receita Federal", ele diz.

Quadro fiscal
O consultor econômico financeiro da Aprece, observa que, desde 2012 o quadro fiscal das administrações municipais vem se agravando, chegando ao pior patamar em 2017. "O ano de 2018 não é o que está gerando essa dificuldade enfrentada pelos municípios, porque a receita está crescendo mais do que os indexadores. Então, há agora uma tendência de mudança desse quadro, mas ainda estamos sofrendo os efeitos de todos os anos anteriores", diz.
Neste ano, as três principais fontes de arrecadação dos municípios cearenses apresentaram crescimento acima da inflação. Os repasses do Fundo de Participação dos Municípios (FPM) avançaram 5,6%, o do Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação (Fundeb) cresceu 7,3% e os repasses estaduais de ICMS aumentaram 6%.
No mesmo período, a inflação foi de 4,5%, os indexadores que reajustam os salários dos professores registraram alta de 6,81% e o salário mínimo aumentou 1,31%.
"Então, o que há é um desequilíbrio entre receita e despesa desde 2012, e que culminou em 2017, quando houve uma queda de 3,2% nos repasses do FPM e de 7,5% no Fundeb", diz Carvalho. "Combinados com outros fatores, como renovação nas prefeituras, crescimento da máquina pública, tentativas e erros na gestão, chegamos a essa situação de hoje. E agora, em 2018, estamos em uma pequena tendência de retomada", acrescenta o consultor da Aprece.

Repasses
De 1º de janeiro até 16 de novembro, o Ceará recebeu R$ 8,391 bilhões de transferências do FPM e do Fundeb, o que representou um crescimento de 3,4% do volume de 2017. No ano, o Estado recebeu 3,5% do total repassado a todos os estados brasileiros, e a 12,8% do volume transferido aos estados nordestinos. Na Região, apenas Bahia e Maranhão receberam mais repasses do que o Ceará. De acordo com o Tesouro Nacional, o valor per capita no Estado foi de R$ 928,14 neste ano.

Maiores volumes
Entre os maiores repasses recebidos no Estado, desde janeiro, Fortaleza aparece na liderança, com o recebimento R$ 1,362 bilhão em transferências, o que representou um crescimento de 6,1% em relação a igual período de 2017. Em seguida aparecem Caucaia, com R$ 250,9 milhões, (+1,8%), Maracanaú, com R$ 202,7 milhões (+3,5%), Sobral, com R$ 183,3 milhões (+3,0%) e Juazeiro do Norte, com R$ 175,5 milhões (+1,8%).

FONTE: DIARIO DO NORDESTE

Homem é preso suspeito de realizar assaltos usando o uniforme de agente de endemias de Caucaia, na grande Fortaleza

Um homem suspeito de assaltar empresas e residências usando o uniforme de agente de endemias do município de Caucaia, na Região Metropolitana de Fortaleza, foi preso desta quinta-feira (15) pela Polícia Militar do Ceará (PMCE). O suspeito identificado como Carlos Jorge Gonçalves da Silva, de 30 anos que já responde por roubo foi encontrado em um imóvel localizado no Bairro Arianópolis também em Caucaia.
De acordo com a Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social (SSPDS), no local os policiais acharam uma espingarda calibre 36, um pote contendo chumbo, três balanças de precisão, um carregador de pistola, um par de algemas, um distintivo, uma bolsa com uniforme de agente de endemias, além de um boné e presilhas plásticas (utilizadas para imobilizar vítimas) e peças de uma caminhonete Amarok, de placas NQK-2581, veículo que foi roubado no Rio Grande do Norte. O homem foi encaminhado para a Delegacia Metropolitana de Caucaia, sendo autuado em flagrante por porte ilegal de arma de fogo e receptação. Todo material apreendido também foi levado para a unidade da Polícia Civil do Estado do Ceará (PCCE).
FONTE: G1 CE

Mãe que deixou bebê na porta de igreja no Ceará se arrepende e quer criança de volta


A mãe do bebê deixado na porta da igreja do distrito de Iara, na zona rural do município de Barro, no Ceará, se diz arrependida e deseja a criança de volta, conforme relataram policiais da cidade. A criança tem de três a cinco dias de vida e foi encontrada pelo pároco da cidade, padre Valderi Tavares, que o batizou de Daniel, em referência à história bíblica de “Daniel na cova dos leões”.
A mãe de Daniel voltou para o município de Barro na manhã desta sexta-feira (16) em busca do padre Valderi e do seu filho. De acordo com ela, os motivos que a fizeram deixar o recém-nascido são graves e envolvem outras pessoas. "Se fosse para o mal, eu não teria me arrependido", declarou ela para o pároco. A escolha do local foi "para o bem do filho", disse a mãe em entrevista à Tribuna do Povo, da cidade de Barro. "Assim que eu voltei para cidade, me arrependi amargamente", declara após confessar não ter conseguido dormir durante a noite. 
A conselheira tutelar Maria da Conceição Marques explicou que, antes do bebê voltar para os cuidados da mãe, a maternidade terá de ser comprovada por meio da verificação de documentos e de testemunhas, para, dessa forma, garantir a segurança de Daniel. Uma advogada foi contatada para auxiliar nos procedimentos legais.“Estava chegando em casa depois de uma reunião do conselho pastoral, pra almoçar, e quando parei o carro já vi que tinha algo estranho na porta da igreja, imaginei ser uma pessoa dormindo, mas no sol quente pensei que não era hora de tá ali, estava coberta com lençol”, contou o padre ao Valderi ao G1A conselheira tutelar Maria da Conceição Marques afirmou que a criança foi abandonada sem nenhum documento ou registro de idade.
“A criança está na nossa guarda, trouxemos pra delegacia de Brejo Santo porque se caracteriza crime de abandono de incapaz, fizemos todos os procedimentos e agora estamos no hospital infantil para uma análise dessa criança, pra ter certeza de como está o estado de saúde dela, a possível data de nascimento. Não foi deixado nada pra que a gente pudesse ter certeza disso”, informou.
FONTE: G1 CE 

'Enorme prejuízo', critica governador do Ceará sobre saída de cubanos do programa Mais Médicos


O governador do Ceará, Camilo Santana, criticou, na manhã desta sexta-feira (16), a saída dos profissionais cubanos do programa Mais Médicos, criado durante o governo da ex-presidente Dilma Rousseff. A declaração foi publicada no perfil oficial do governador dois dia após o Ministério da Saúde Pública de Cuba anunciar a decisão de deixar o programa. Nesta quarta (14), o presidente eleito Jair Bolsonaro informou que o governo cubano decidiu deixar o programa Mais Médicos por não concordar com testes de capacidade.
Conforme Camilo Santa, "isso [saída dos médicos] deverá causar um enorme prejuízo, principalmente em alguns municípios onde os médicos cubanos desempenham importante papel nas unidades básicas de saúde".
Ceará deve perder 448 profissionais cubanos que, atualmente, trabalham em 118 municípios. O efetivo representa 36% dos médicos atuando pelo Programa no Estado.
"Não se pode tomar medidas de tamanha relevância e impacto à revelia de estados, municípios e, principalmente, do povo que é diretamente atingido", criticou Camilo Santana.

A decisão de sair do país foi anunciada pelo governo cubano após o presidente eleito anunciar mudanças no projeto do governo consideradas "inaceitáveis" por Cuba. O governo cubano atribuiu a decisão a "declarações ameaçadoras e depreciativas" de Bolsonaro.
O presidente eleito afirma que Cuba não quis aceitar condições para continuar no programa. Bolsonaro questionou a preparação dos especialistas e condicionou a permanência deles no programa a um teste de capacidade por meio do Exame Nacional de Revalidação de Diplomas Médicos (Revalida).O país caribenho solicitou o retorno dos mais de 8 mil médicos cubanos da cooperação internacional no Brasil atualmente.

Substituição

Nesta sexta-feira, o Ministério da Saúde informou que a seleção de médicos brasileiros para ocuparem as vagas que serão deixadas pelos profissionais cubanos do programa Mais Médicos ocorrerá ainda neste mês de novembro. Pouco mais da metade dos 16 mil participantes do Mais Médicos são de Cuba.

De acordo com o Ministério da Saúde, a formulação do edital para substituição dos médicos cubanos será finalizada ainda nesta sexta, durante reunião com a Organização Pan-Americana de Saúde (Opas).
FONTE: G1 CE

ATACAREJO AVENIDA chegando em Campos Sales

A População de Campos Sales está ansiosa para a Grande Inauguração de um dos maiores atacarejos da região! Atacarejo Avenida!!! Localizado n...