Negócios têm maior expansão com consultorias e diversificação do perfil
da clientela
Campos Sales. O mês de
setembro marca uma conquista para a Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL) desta
cidade, localizada na microrregião da chapada do Araripe. Há seis anos
trabalhando pelo desenvolvimento da região, a entidade abre nova sede e
incrementa as ações firmando nova parceria com o Serviço Brasileiro de Apoio às
Micro e Pequenas Empresas (Sebrae) para impulsionar e qualificar o comércio
local.
Para estimular a
adesão do município, a CDL Campos Sales está apoiando o Sebrae no Movimento
Compre do Pequeno Negócio, lançado nacionalmente no dia 5 de agosto. A proposta
desta iniciativa em todo o país é usar a força dos pequenos negócios para o
fortalecimento da economia. Segundo o Sebrae, no Brasil, são mais de 10 milhões
de empresas que faturam no máximo R$ 3,6 milhões por ano. Ainda conforme dados
da instituição, as micro e pequenas empresas representam mais de 95% do total
dos empreendimentos brasileiros.
O dia 5 de outubro
foi estabelecido como data oficial do Movimento, por ser a data em que foi
criado o Estatuto da Micro e Pequena Empresa. O analista do Sebrae na região,
Fábio Bezerra, ressalta que o objetivo do Movimento é sensibilizar a sociedade
sobre a importância de comprar produtos e serviços dos pequenos negócios.
"A adesão de Campos Sales ao movimento é muito importante, pois o comércio
da região é predominantemente gerido por donos de pequenos negócios",
pontua.
Qualificação
Segundo o
presidente da CDL de Campos Sales, Godofredo Alencar, a ideia é colocar também
os órgãos públicos como clientes do microempresário, para o fortalecimento da
cadeia produtiva local.
Empresários da
região comemoram os benefícios gerados pela parceria entre a CDL e o Sebrae. Em
agosto, o curso "Gestão financeira na medida", promovido pelo Sebrae,
foi ponto de partida para consultorias com os lojistas. De acordo com Geane
Holanda, consultora do Sebrae na região, essa capacitação é importante pois a
gestão financeira é um dos grandes problemas para boa parte das microempresas
brasileiras.
Godofredo Alencar
conta que outras qualificações deverão ser realizadas em setores sugeridos
pelos próprios empresários. "Vamos priorizar também os cursos de
atendimento ao cliente, porque há uma rotatividade muito grande de funcionários
no setor", argumenta o presidente cedelista. Dados do anuário do Ceará
2013/2014, apontam que o setor de serviços corresponde a 81,68% do PIB do
município.
"Nas visitas
que faço aos lojistas, sempre há uma demanda pela qualificação na área de
atendimento. Há uma grande necessidade, pois é a porta de entrada para a
empresa", reforça a consultora do Sebrae, Geane Holanda. Para a empresária
Irene Maria, a parceria com o Sebrae chega em um momento importante. Ela atua
no ramo de confecções nos segmentos de varejo e atacado. O serviço de
fardamentos escolares e uniformes tem crescido em demanda, porém trouxe
dificuldades para organizar o orçamento. "Precisamos de pessoas em setores
específicos para termos o controle maior dos custos e do faturamento da
empresa", comenta.
Com a ideia de
priorizar o comércio no atacado, a empresária já deu início à consultoria do
Sebrae, em parceria com a entidade. "A CDL é de grande importância para a
classe lojista porque age rápido. A consultoria do Sebrae já esteve na minha
loja para realizar um cadastro e já temos uma nova visita agendada",
conta.
Outro empresário
que procura novas rotas é Adeildo Feitosa. Ele conta que as adversidades vêm
forçando a loja a buscar outras estratégias, como a venda por encomenda, para
não correr o risco de ficar com produtos estocados.
Fonte: Diário do Nordeste
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