Caminhar e seus benefícios para a saúde: Por que andar é tão importante?

Para frente. Essa é a direção que se anda na vida! Tanta gente foca em corridas, musculação e atividades de alta intensidade de física, que esquece que simples e naturais ações do dia a dia também fazem enorme diferença em nossa saúde e qualidade de vida. Caminhar, por exemplo, é dos mais eficazes métodos para deixar o corpo forte, o organismo regulado e a mente em paz. Basta disposição e e um acompanhamento profissional prévio para algumas indicações básicas e essenciais.
Caminhar no calçadão à beira da praia, no parque, na rua... Tanto faz, o lugar fica ao seu critério desde que seu corpo esteja em movimento. Movimentar-se é essencial para a manutenção dos nossos músculos, reduz o inchaço nas pernas e nos tornozelos e também pode combater o estresse e a ansiedade presentes no dia a dia. Um estudo da USP de Ribeirão Preto detectou que caminhar durante 40 minutos diminui a pressão arterial durante 24 horas após o exercício e ainda indicou mais alguns benefícios da prática:
"A importância da caminhada diária, de forma orientada, para obter benefícios, como: melhoria de funções respiratórias e cardiovasculares, redução da pressão arterial em repouso, controle da gordura, da glicemia e do peso corporal, além de promover o bem-estar psicológico e social", destaca a entidade.

Veja alguns cuidados que se deve tomar durante a caminhada

Hidrate-se: Beba água antes, durante e depois da prática do exercício. Manter o corpo hidratado faz parte dos cuidados essenciais para o seu bem-estar.
Vestimenta: Opte por roupas confortáveis e leves. Escolha um tênis que seja indicado para caminhada, que não seja tão alto, por exemplo.
Horário: Evite os horários mais quentes, com forte exposição solar, como das 11h às 16h. Caminhar na parte da manhã pode trazer mais disposição para o seu dia.
Alongue-se: Alongar o corpo antes e depois da prática do exercício previne as cãimbras, e ajudam a ativar a circulação.
Alimentação: Não pratique exercícios em jejum, seja qual for a sua opção de atividade física. Dê preferência às frutas, tome um suco ou, até mesmo, barrinhas de cereais para começar!
Não se acomode: Quando perceber que seu corpo já se acostumou a uma determinada velocidade, tente aumentar, progredir um pouco no exercício, intensificar o passo ou arriscar-se em uma ladeira.
FONTE: CONQUISTE SUA VIDA

Nenhum comentário:

Postar um comentário

obrigado...

ATACAREJO AVENIDA chegando em Campos Sales

A População de Campos Sales está ansiosa para a Grande Inauguração de um dos maiores atacarejos da região! Atacarejo Avenida!!! Localizado n...