Profetas da chuva preveem inverno cearense com precipitação entre média e baixa intensidade


A previsão de chuvas para o inverno cearense é de “regular para baixo”, de acordo com cinco profetas da chuva. Os sábios populares fizeram as observações nessa quinta-feira, 13, e nesta sexta, 14, no município de Tauá, distante 347 km de Fortaleza. O prognóstico foi oficializado no III Encontro dos Profetas da Chuva dos Inhamuns, no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará (IFCE), no campus da cidade. 
De acordo com Alan Sombra, chefe do departamento de ensino da instituição, cada um dos sábios utiliza os próprios mecanismos para antever a quadra chuvosa. Os meios utilizados vão desde a observação do trabalho das formigas até a disposição dos planetas e da Lua. Além disso, segundo ele, ainda há quem utilize datas deste ano para comparar com o mesmo período do próximo ano. 

“É interessante olhar para essas crenças populares que, de certa forma, têm alguma fundamentação científica. Para quem se dedica a estudar previsões da quadra chuvosa, vê essas fundamentações. É uma forma de resgatar. Como somos sertanejos, sempre estamos com aquela fé”, avalia Alan.
 
O prognóstico dos profetas coincide com as expectativas da Fundação Cearense de Meteorologia e Recursos Hídricos (Funceme), órgão responsável por prevê e quantificar as chuvas no Estado. De acordo com a Funceme, a probabilidade de ocorrência do fenômeno El Niño pode reduzir a incidência de chuvas no Ceará em 2019. O El Niño aquece as águas do Oceano Pacífico e reduz os ventos na região equatorial, dificultando a ocorrência de águas pluviais. 
 
FONTE: O POVO ONLINE

Nenhum comentário:

Postar um comentário

obrigado...

ATACAREJO AVENIDA chegando em Campos Sales

A População de Campos Sales está ansiosa para a Grande Inauguração de um dos maiores atacarejos da região! Atacarejo Avenida!!! Localizado n...