Sessão Ordinária desta sexta feira, 27 de maio de 2016 na Câmara Municipal. confira!!

27 de Maio, Sexta Feira, dia de mais uma Sessão Ordinária, dessa vez conduzida pela Presidente em Exercício, Exma. Srª Vereadora Elza Maria Nunes de Alencar, na ausência do Presidente João Luiz Lima Santos. A Sessão contou com a Presença dos vereadores: José Leite, Jenilton Costa, Manoel E. Filho (M. Filho) e Solano Feitosa.
Após leitura da ATA da Sessão Anterior, Expedientes e Ordem do dia, iniciaram-se os debates acerca dos seguintes assuntos:
Falta de Água, onde os vereadores relataram mais uma vez as dificuldades no abastecimento do município, a Audiência Publica que se realizará no próximo dia 01 de Junho, a adutora na Serra dos Carneiros (Araripe) que seria a Solução, entre outros. Na oportunidade o Vereador Jenilton Costa, apresentou novamente dois requerimentos de sua autoria, um do ano de 2013, o Requerimento nº 101/2013 o qual solicita a recuperação do Poço na Serra dos Carneiros Araripe, ao então Governador do Estado Cid Ferreira Gomes. O Vereador apresentou o Segundo requerimento com o mesmo objetivo no ano de 2015, o Requerimento de Nº 26/2015, enviado ao Governador Camilo Santana, mostrando assim que há muito tempo vem buscando a melhor forma de abastecimento para o município. O Vereador assim mostra a sua preocupação desde o ano de 2013 através dos requerimentos quanto ao abastecimento. A Audiência pela busca de alternativas para o abastecimento, que está por vir dia 01 de Junho, também é fruto de uma solicitação do mesmo através do Requerimento de Nº 46/2015, onde deixa clara a solicitação da Audiência. Os Vereadores presentes demonstraram cada vez mais as suas preocupações quanto a problemática da falta de água no município, pois o açude Poço de Pedras, encontra-se com menos de 1% da sua capacidade para o abastecimento e já não suporta suprir as necessidades da população. A Comunidade clama e os vereadores mostram-se cada vez mais preocupados com o assunto, por isso pedem que não deixem de comparecer dia 1º ás 19h na Escola de Campos Sales (Grupinho – na Praça do “O”) onde os mesmos e a população terão a oportunidade de debaterem e encontrarem as melhores formas para o problema, juntos a CAGECE, Poder Executivo, Legislativo, Governo entre outras entidades e órgãos. 
A Questão do Mosquito Aedes Aegypti, transmissor das doenças: Dengue, Chikungunya e Zica Vírus, mais uma vez foi comentada, pois Campos Sales encontra-se em uma luta constante devido aos vários casos já registrados. Os vereadores tem feito solicitações ao Município, e ao Estado, na busca pelo combate, inclusive a Audiência Pública, feita no último dia 13 de Maio, tratou do Combate ao mosquito e contou com representações importantes como estudantes, profissionais das Endemias, Agentes de Saúde, Enfermeiros, Secretários, Professores e do Governo do Estado. 
Os Vereadores relataram também a organização do Secretariado da Administração, as nomeações, as quais não foram informadas a casa, além dos transportes escolares entre outros assuntos que foram motivo também de destaques para indicativos e requerimentos a serem apresentados e votados em sessão posterior.
A Câmara contou com a presença de várias pessoas, entre elas o Radialista e Jornalista Amaury Alencar, que fez uma breve visita e foi parabenizado pelos trabalhos que vem realizando em termo de informação e notícia.

Entre os presentes também, populares que fizeram uso da palavra no grande expediente:
O Sr. Carlos Henrique Albuquerque, filho do radialista Carlos Alberto, fez uma fala como desportista do município, destacando a falta de apoio quanto a disponibilidade de uma quadra para treinamentos de sua equipe. Os Vereadores acatando as dificuldades do mesmo, resolveram criar requerimento para envio a Sec. De Esporte e solicitando uma reunião com os secretários para apresentar os problemas quanto a disponibilidade das quadras para ensaios e jogos. A Srª Francisca Maria, fez uso da palavra apresentando seus problemas de Saúde e as dificuldades para adquirir remédios, fazer exames e conseguir transporte para exame do seu filho que quebrou o dedo. A Mesma destacou que vem correndo a muito tempo atrás dos problemas citados mas sem êxito. Um jovem capoeirista também relatou necessidades quanto ao fardamento de sua equipe para um evento no mês de Junho, os 
Vereadores imediatamente elaboraram ofícios e requerimentos para buscarem solução para as situações apresentadas.

A Câmara Municipal de Campos Sales, em nome de seus Vereadores, convidam a todos para se fazerem presentes no dia 01 de Junho na Escola de Campos Sales (Grupinho) às 19h00, para juntos tratarmos de soluções para o abastecimento de água de Campos Sales.
Câmara Municipal de Campos Sales - Presidente João Luiz Lima Santos

Escolas, Secretarias e instituições se mobilizam em Campos Sales no Dia do Desafio

Varias escolas se mobilizando
As escolas, secretarias e instituições do município de Campos Sales estão contribuindo no dia hoje (25 de Maio) com o "Dia do Desafio" onde qualquer pessoa pode realizar uma atividade física. As escolas Estaduais, Municipais e particulares estão assíduas na participação. As Secretarias de Educação e Esportes deram todas as orientações as escolas para a participação dos alunos. A Participação é registrada através de Fotos e através do número 0800 321 1688. A Sec. de Educação está trabalhando junto a Sec. de Esportes, onde o Sec. George esta dando assistência passando nas escolas e pontos de atividades físicas.
O Dia do Desafio é uma competição mundial que promove a prática de atividades físicas em benefício da saúde e bem-estar. Nele, o público de todas as idades se envolve em uma competição amigável entre os municípios do mesmo porte, participando de atividades variadas como caminhada, corrida, pedalada, dança ou atividades recreativas, para ver quem mobiliza a maior porcentagem de habitantes na luta contra a inatividade.


Em 2016, a ação recebeu mais três mil cidades inscritas, num total de 20 países. No Brasil, são 1.866 municípios, totalizando a adesão de 20 Estados. Ao redor da América Latina, países como México, Guatemala, Cuba e Venezuela também irão participar. Este ano, Pernambuco mobiliza o evento contando com 25 cidades do Estado enfrentando cidades do Brasil e outros países. A realização do evento é de responsabilidade das Prefeituras e as ações são desenvolvidas pelas Secretarias Municipais de Esporte, Educação e Saúde.
Participe, ganhe em saúde e ajude sua cidade a vencer! Vale caminhar, pedalar, alongar, correr, além dos jogos coletivos, como futebol, gincanas, vôlei, basquete e handebol. No grande dia, uma central telefônica estará funcionando, ininterruptamente, das 0h às 21h, através do número 0800 321 1688, captando os registros de pessoas, grupos, associações, empresas e escolas. As unidades do Sesc estarão a postos com uma programação especial em vários pontos das cidades, incentivando a mobilização da população e contabilizando os praticantes das atividades físicas e esportivas.
O resultado da competição sai em dois dias e ganha a cidade que conseguir o maior percentual de participação, em relação ao número de habitantes, em pelo menos 15 minutos, de uma atividade física ou esportiva. Entretanto, os grandes vencedores são os praticantes, que incluem em suas rotinas hábitos mais saudáveis, além da integração social. Desde 2013, o Dia do Desafio tornou-se uma das ações da campanha MOVE Brasil que pretende ampliar o número de praticantes de esportes e atividades físicas no país. n

Procurador repudia ataque ao fórum de Nova Olinda:

O procurador-Geral de Justiça do Ceará, Plácido Barroso Rios, manifestou repúdio ao que considerou ´ataque institucional´ à Promotoria de Justiça, no caso do ataque ao Fórum Doutor Leônidas Ferreira de Sousa em Nova Olinda (distante 543 quilômetros de Fortaleza), no último domingo. O local teve as portas arrombadas, destruição dos documentos e pichações com palavras de ameaça ao promotor de Justiça titular, Daniel Ferreira de Lira.

O procurador solicitou ao Núcleo de Segurança Institucional e Inteligência (Nusit) do Ministério Público do Estado do Ceará (MPCE) para acompanhar as investigações da Polícia Civil e fazer a segurança do Promotor de Justiça e família.

Uma comitiva do Ministério Público chefiada pelo procurador Plácido Rios irá ao Fórum de Nova Olinda, na próxima segunda-feira (30), para conferir as consequências dos danos à Instituição e acompanhar o andamento das investigações. A vice-procuradora-geral de Justiça e coordenadora da Procuradoria de Justiça dos Crimes contra a Administração Pública (Procap), Vanja Fontenele, e o corregedor-geral do MPCE, José Wilson Sales, também farão parte do grupo que se deslocará até a cidade de Nova Olinda.

O Fórum foi invadido na noite do último domingo (22). Segundo o inspetor da Delegacia Regional do Crato, Eugênio Gondim, os suspeitos entraram pela janela da sala da Promotoria, arrancaram a grade e arrombaram a porta que dá acesso ao Fórum.

As salas tiveram computadores quebrados e processos danificados. A Polícia afirmou que três armas de fogo apreendidas foram levadas pelos suspeitos.

Suspeito

O vigilante do Fórum foi encaminhado à Delegacia Regional do Crato por ser o principal suspeito da ação já que não foi trabalhar na noite da invasão. De acordo com a Polícia, Francisco Túlio Bezerra Santos, 29, responderá por furto qualificado, dano ao patrimônio público e supressão de documentos públicos.

Conforme o delegado titular da Delegacia Regional do Crato, Giuliano Vieira Sena, o vigilante, Francisco Túlio, prestou depoimento e segundo o delegado, apresentou uma "versão mentirosa" sobre o que aconteceu no domingo à noite. Em depoimento, o homem disse ter ido para uma festa no Crato. Mas a mãe e a esposa de Francisco Túlio, não confirmaram a versão.

Giuliano Vieira também explicou que o trabalho feito pelo MPCE e o Poder Judiciário na Comarca de Nova Olinda é atuante e a invasão não restringe as atividades feitas pelos órgãos. Sobre as palavras escritas na parede o presidente do inquérito afirmou que foi um "ato de vandalismo", mas as Instituições são mais fortes e continuarão seu trabalho.

Fonte: Diário do Nordeste

Câmara Municipal realizará Audiência Pública sobre a Falta de Água em Campos Sales


Deixar de usar o FAROL BAIXO durante o dia em rodovias poderá dar MULTA e 4 Pontos na Carteira.


 Foi publicada nesta terça-feira (24) a Lei 13.290/2016, que determina o uso obrigatório de farol baixo durante o dia em rodovias. A lei tem origem no Projeto de Lei da Câmara (PLC)156/2015, aprovado no Senado no final de abril.

A medida com objetivo de aumentar a segurança nas estradas foi defendida pelo relator da matéria no Senado, senador José Medeiros (PSD-MT), que atuou como policial rodoviário federal por 20 anos. Para o senador, trata-se de um procedimento bastante simples que deverá contribuir para a redução da ocorrência de acidentes frontais nas rodovias e salvar inúmeras vidas.
— O trânsito brasileiro é um dos que mais matam no mundo. São quase 50 mil vítimas fatais por ano. Essa proposta, além de não ter custos, pode resultar em menos acidentes — afirmou José Medeiros.
A baixa visibilidade foi apontada pelo autor da proposta, deputado Rubens Bueno (PPS-PR), como uma das principais causas de acidentes de trânsito nas rodovias. Segundo Bueno, “os condutores envolvidos continuam relatando que não visualizaram o outro veículo a tempo para tentar uma manobra e evitar a colisão”.
A nova lei altera o Código de Trânsito Brasileiro. Apesar de o Conselho Nacional de Trânsito (Contran) já ter editado uma resolução recomendando o uso de farol baixo nas rodovias durante o dia, o entendimento é de que só uma norma com força de lei levaria os motoristas a adotarem a medida.

Prazo

Foi vetado o artigo pelo qual a lei entraria em vigor na data de publicação. De acordo com as razões do veto, “a norma possui amplo alcance, pois afeta os motoristas que circulam em rodovias nacionais e os órgãos de trânsito da Federação, e resulta na previsão de nova infração de trânsito, de gravidade média. Sempre que a norma possua grande repercussão, deverá ter sua vigência iniciada em prazo que permita sua divulgação e conhecimento.”
Segundo a Lei de Introdução ao Código Civil, as leis entram em vigor 45 dias após a publicação oficial, salvo disposição em contrário, ou seja, exceto se estiver explícita a data de início da vigência. Com o veto então, esta lei entra em vigor daqui a 45 dias.

Crise no abastecimento preocupa população de Campos Sales

Os moradores de Campos Sales poderão ficar sem água até o final deste ano, se o governo do Estado não perfurar poços profundos ou não levar água da adutora construída na serra do Desapregado, no município de Araripe, que fica a uma distância de 33 km, para atender a demanda.

Além do risco de ficar sem abastecimento, há ainda reclamações por conta da qualidade da água que é atualmente distribuída pela rede da Companhia de Água e Esgoto do Ceará (Cagece). Pedro Feitosa da Silva reclama da péssima qualidade. “A água que chega em nossas casas vem com mal cheiro, imprópria pra fazer as atividades domésticas. Estamos comprando de carros pipas do Estado de Pernambuco, para poder consumir”, afirma. Segundo ele, o problema é antigo, e o mais lamentável de tudo é que além de não terem a prestação de um serviço condizente, estão sendo cobradas tarifas exorbitantes. O morador sugere a entrada do Ministério Público na questão para determinar a suspensão das cobranças, uma vez que o serviço não vem sendo prestado. “Se isso não acontecer nós iremos até o escritório do órgão, com latas vazias na cabeça para protestar, porque o que estão fazendo com a população é muito descaso. Eu estou indignado porque o mês passado, mesmo não consumindo a água da Cagece, paguei em torno de R$ 150 e, esse mês, veio uma fatura no valor de R$ 300. Isso é um absurdo pontua Pedro.

O contador Cézar Cals de Andrade também se refere à má condição da água fornecida pela Companhia, mas justifica ser oriunda do principal reservatório que abastece a cidade, o açude Poço de Pedra, que está secando. “Desse modo, a água fornecida pela Cagece representa um risco á saúde da população”, frisou.

A água que vem de Pernambuco é vendida a R$ 1,50 a lata, e isso representa um custo muito alto para boa parte das famílias carentes do município, falou Maria José da Silva, moradora do Distrito de Carmelópolis. “No distrito em que resido, tem família, que está pagando, valores de R$ 70 ao Sisar e só tem água uma vez por dia”. O coordenador da Defesa Civil do município, Afonso Carlos, disse que por conta do problema muitas áreas rurais estão à beira de um colapso. Segundo ele o Açude Poço da Pedra não tem nem 3% de sua capacidade, que é de 52 milhões de metros cúbicos. Em nota, a Cagece informou que tem empreendido esforços no intuito de garantir a qualidade da água distribuída em Campos Sales.

Além do baixo nível de acumulação de água, o açude que abastece a cidade, também possui elevado grau de eutrofização, o que dificulta o tratamento.

A nota ainda esclarece que a água distribuída não apresenta agentes patogênicos que possam causar riscos à saúde da população. E destaca que a Companhia realiza rigoroso controle de qualidade, tanto na Estação de Tratamento de Água (ETA), quanto na Rede de Distribuição de Água (RDA) em todos os municípios que opera. 

Governo de Michel Temer vai realizar pente-fino no cadastro do Bolsa Família

O governo do presidente em exercício, Michel Temer, irá cruzar a lista de beneficiários do Bolsa Família com duas novas bases de dados: a de sócios de empresas e a de aposentados do INSS, informa a edição de hoje (23) do Folha de S. Paulo
Em entrevista no último dia 17, o ministro do Desenvolvimento Social e Agrário, Osmar Terra, afirmou que vai realizar um pente-fino no Cadastro Único do Bolsa Família. A avaliação visa melhorar a percepção do governo sobre quem realmente precisa do benefício.
Terra disse que o pente-fino poderá provocar o desligamento de até 10% dos beneficiários do programa, e que a possível economia gerada por esses cortes pode ser revertida em investimentos na outra ponta, ou seja, na saída do programa, com a mudança em outras iniciativas sociais como o Pronatec e medidas de microcrédito.
Com as mudanças ministeriais, as agências do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) passam a ficar sob o guarda-chuva do Ministério do Desenvolvimento Social e Agrário.

Ações do governo para convivência com a seca serão apresentadas a dirigentes da Agência Nacional de Águas


Técnicos da Agência Nacional de Águas (ANA) reúnem-se nesta terça-feira (24) com representantes dos órgãos estaduais ligados à questão da seca e do abastecimento d'água no Ceará. O evento “Crise Hídrica: abordando as ações de convivência com a seca atual” acontece a partir das nove da manhã, no auditório da Companhia Estadual de Gestão dos Recursos Hídricos (Cogerh). Os técnicos da ANA conhecerão as ações desenvolvidas pelo Ceará no enfrentamento aos efeitos da estiagem que já se prolonga por cinco anos. Participam do evento, além da Secretaria dos Recursos Hídricos (SRH), dirigentes de Cogerh, Sohidra, Funceme, Cagece e Defesa Civil Estadual.

“Esse encontro vai permitir uma integração maior do grupo que atua diretamente na conivência com a seca aqui no Estado do Ceará com a Agência Nacional de Águas. Serão dois diretores da ANA que, além de alto gabarito técnico, podem contribuir para um apoio federal maior aos programas e ações que o Estado está implementando nessa área. E esse apoio pode transcender a área técnica e institucional para o político, nesse momento tão conturbado que o País atravessa”, avalia o secretário dos Recursos Hídricos, Francisco Teixeira.

Para o secretário, será uma discussão entre Estado e União "no sentido de integrarmos ainda mais as ações de enfrentamento aos efeitos da seca. Nós vamos apresentar nosso plano de convivência com a seca e detalhar ações que estão sendo implementadas não só pela SRH e vinculadas, mas ações da Cagece, da Defesa Civil Estadual, bem como os estudos desenvolvidos pela Funceme para a quadra deste ano e as primeiras tendências para 2017”.

Teixeira complementa: “A água dos açudes construídos pelo Dnocs e operados e monitorados em parceria com a Cogerh e a SRH é de domínio federal. E, no Ceará, a ANA delegou a gestão ao Estado – via Cogerh e SRH e comitês de bacias”. O secretário também destaca que o Ceará é único estado do Nordeste cujas outorgas de água são feitas no âmbito estadual.


Serviço -


“Crise Hídrica: abordando as ações de convivência com a seca atual"
Terça-feira – 24/05
Auditório da Cogerh
Às 9h

23.05.2016

Governo do Estado do Ceará
Coordenadoria de  Imprensa - Casa Civil

Vacinação contra gripe é prorrogada para grupos prioritários até dia 27 no Ceará


A Campanha Nacional de Vacinação contra a Influenza no Ceará atingiu às 17 horas de sexta-feira, 20 de maio, cobertura vacinal de 73,11% da população de 1.776.416 habitantes que deve ser imunizada contra a gripe no Estado, totalizando 1.298.762 pessoas vacinadas. Dos 184 municípios do Ceará, 91 cumpriram a meta estabelecida pelo Ministério da Saúde de 80% de cobertura vacinal da população-alvo da campanha, formada por 576.022 crianças de 6 meses a 4 anos, 138.800 trabalhadores da saúde, 96.459 gestantes, 15.853 puérperas, 24.555 indígenas, 924.727 idosos acima de 60 anos, além das pessoas com doenças crônicas, adolescentes e jovens sob medidas socioeducativas, população carcerária e funcionários do sistema prisional em todo o Estado. 

A Coordenação Estadual de Imunizações prorrogou a campanha de vacinação até a sexta-feira, 27 de maio, exclusivamente para os grupos prioritários.

A cobertura vacinal está em 71,35% das crianças, 91,88% dos trabalhadores da saúde, 62,47% das gestantes, 81,64% das puérperas, 74,43% dos indígenas e 73,14% dos idosos. A meta mínima de cobertura vacinal de 80% das crianças foi cumprida em 91 municípios, dos trabalhadores da saúde em 120, das gestantes em 63, das puérperas em 118, dos indígenas em 11 dos 18 municípios com essa população, e, dos idosos, em 83 municípios. Em todos os grupos populacionais faltam ser imunizadas 477.654 pessoas. Todos os 184 municípios do Estado receberam e têm disponíveis doses da vacina para a população. Nenhuma pessoa que deve se vacinar ficará sem vacina.

Este ano, foram confirmados 20 casos de gripe A (H1N1), com oito óbitos, e há outros 20 casos sendo investigados. Dos 8 óbitos confirmados de gripe A este ano em seis municípios (2 em Caucaia, 2 em Fortaleza, 1 em Juazeiro do Norte, 1 em Sobral, 1 em Jaguaretama e 1 em Pereiro), nenhum havia se vacinado em 2015. Ou seja, não estavam protegidos contra o vírus. A vacina contra a gripe em 2016 protege contra Influenza A (H1N1), Influenza A (H3N2) e Influenza B. Na vacinação, o Governo do Estado garante as seringas e as vacinas são repassadas pelo Ministério da Saúde.

Assessoria de Comunicação da Sesa

PRAZO de inscrições para o vestibular 2016.2 da URCA é PRORROGADO

A Comissão Executiva de Vestibular da Universidade Regional do Cariri (URCA) comunica aos interessados que o prazo para as inscrições do processo seletivo 2016.2 foi prorrogado para até o dia 02 de JUNHO de 2016.



As inscrições custam R$120,00 e parcial R$60,00 e podem ser feitas pelo site http://cev.urca.br/vestibular/_inscricoes/paginaInicial.php 
Estão sendo ofertadas 1.210 vagas.
A novidade este ano é a chegada do curso de Licenciatura em Química, que deverá ofertar 40 vagas.
Universidade Regional do Cariri  (URCA)
Núcleo de Comunicação
Telefones: (88) 3102-1213 – 9 – 8812.5525 (Assessoria de Comunicação)

Presidente interino Michel Temer agenda visita ao Cariri


Política. O presidente interino Michel Temer pretende visitar a região em junho e participar da entrega de 600 casas do Minha Casa Minha Vida, em Barbalha. A obra está em 95% construída e foi idealizada e tocada pelo governo Dilma, mas Michel Temer é quem fará a entrega.

Segundo um interlocutor do presidente em exercício, Temer telefonou para o prefeito de Juazeiro do Norte, Raimundo Macedo (PMDB) e acertou visita a Juazeiro do Norte no mesmo período. Temer planeja visitar a estátua do Padre Cícero.

Raimundão quer aproveitar a vinda de Temer para pedir apoio para melhorar o aeroporto e construir o trecho que ligará o anela viário que está sendo concluído pelo governador Camilo Santana até o aeroporto.     (Blog do Flávio Pinto)

Homicídio no Bairro Guarani em Campos Sales

Homicídio nessa manhã do dia 23/05, onde por volta das 10h30min no bairro guarani, o jovem Willame conhecido por "Janjão" foi assassinado a tiros, o mesmo estava com o seu filho no colo quando 2 homens ainda não identificados chegaram e mandaram a sua esposa "Alice" pegar a criança e sair e daí começaram os disparos contra o mesmo, Willame tinha sido preso nesse sábado 21/05 no Piauí e por ser menor de idade saiu hoje pela manhã, o mesmo já tinha passagem pela polícia.
Aguardando mais informações 
Via: Plantão de Notícias CS

Veja Aqui: GABARITO PRELIMINAR das Provas para Seleção de Professores Temporários realizada em 22/05/2016

Tentativa de Homicídio em Campos Sales

Por volta de 14h30min deste Domingo (22), um adolescente de nome Lucas Gabriel, 16 anos, estava sentado em sua moto pop 100, próximo ao Hotel Municipal de Campos Sales, quando foi surpreendido por dois indivíduos em uma moto Bros 160 de cor preta, que efetuaram vários disparos e acertaram pelo menos 04 tiros.
O Lucas Gabriel foi socorrido até o HMCS para os primeiros atendimentos e em seguida foi transferido para um Hospital na região do Cariri.
A Polícia Militar já está fazendo diligências para tentar prender os suspeitos.


Via Campos Sales News

Homem é esfaqueado em Campos Sales

Na madrugada de hoje (Sábado 21/05), por volta da meia noite e meia, esfaquearam um   rapaz, identificado até o momento por Sapão, o mesmo após levar as perfurações tentou correr, mas caiu na praça dos mototaxistas no centro da cidade. Populares chamaram o resgate que fez o socorro. Sapão estava perdendo muito sangue e foi transferido para J. do Norte. 

Sem mais informações.

Via Campos Sales News

Veja detalhes sobre a Sessão da Câmara Municipal de Campos Sales dessa Sexta Feira (20)

A Câmara Municipal de Campos Sales, realizou mais uma Sessão Recheada de assuntos importantes para a população. Entre os Assuntos de destaque, SAÚDE, EDUCAÇÃO, SEGURANÇA, CONTRIBUIÇÕES PARA A CULTURA DO MUNICÍPIO, entre outros. A Sessão, conduzida pelo Sr. Presidente João Luiz Lima Santos, contou com a presença da maioria dos Vereadores: José Solano, Elionete Leite, Elza Maria, Morgana Kelly, Rômulo Alcântara, Visselmo Alencar, Jenilton Costa, José Antonio e Wandeson Guedes. A Sessão que teve início ás 08h00min contou com a presença de populares, estudantes, entre outros. O Transporte de universitários também fez parte dos debates, os alarmantes casos de Dengue, Zica e Chikungunya também foram destacados, pois é uma preocupação dos mesmos buscar formas de combater e conscientizar a população, os cargos de Novos Secretários também foi destaque e os indicativos, requerimentos e moções contribuíram ainda mais para alimentar os debates e o expediente. Veja abaixo quais foram aprovados nesta Sexta Feira (20/05):
REQUERIMENTO Nº 20/2016, do Vereador José Solano Feitosa, Votado e Aprovado nesta Sexta Feira (20/05) na Câmara Municipal.
Requer a emissão de Moção de Pesar aos familiares do Sr. Ednaldo Pedrosa de Miranda, que veio a óbito na data de 16 de Maio de 2016.

REQUERIMENTO Nº 21/2016, do Vereador José Solano Feitosa, Votado e Aprovado nesta Sexta Feira (20/05) na Câmara Municipal.
Requer a emissão de Moção de Aplausos, Agradecimentos e Reconhecimento a Sra. Ana Cleide Pereira de Sousa Silva, agente de saúde com atuação no Distrito de Monte Castelo, nesta cidade.

INDICATIVO Nº 59/2016, da Vereadora Mª Elionete Leite do Nascimento, Votado e Aprovado nesta Sexta Feira (20/05) na Câmara Municipal.
Indica a instalação de cobertura de proteção contra o sol e outras intempéries, na Creche do Bairro Aparecida.

INDICATIVO Nº 62/2016, em nome de Todos os Vereadores, Votado e Aprovado nesta Sexta Feira (20/05) na Câmara Municipal.
INDICA AO PREFEITO MUNICIPAL, QUE SEJAM INSTALADAS LOMBADAS ELETRÔNICAS, REDUTORES DE VELOCIDADE E FAIXAS DE PEDESTRES NA LOCALIDADE DE CALDEIRÃO, NESTE MUNICÍPIO.

INDICATIVO Nº 54/2016,da Vereadora Elza Maria Nunes de Alencar, Votado e Aprovado nesta Sexta Feira (20/05) na Câmara Municipal.
Indica a instalação de Postes de Iluminação na ciclovia situada na CE 292, proximidades do clube do povão até o Sítio Caldeirão.

Antes de finalizar, o Prof. Nivaldo, que também é incentivador das festas juninas, que esteve presente com alguns jovens, fez uma fala pedindo contribuição para a quadrilha Espalha Brasa, a qual vem a 21 anos contribuindo com a cultura das quadrilhas juninas. O Mesmo também destacou a necessidade de terem um espaço para os ensaios e que isso fosse cedido pelo município. Foi destacado as dificuldades financeiras para o mantimento das festas juninas do município que irão se realizar em Junho e com isso a Secretaria de Cultura vem buscando fazer a sua parte para contribuir como pode. A Vereadora Elionete Leite destacou detalhes de como eram os investimentos quando foi Secretária, destacando os esforços, a busca pelos materiais, equipamentos, apoios, gastos, e que atualmente as dificuldades dobraram com a crise. A Câmara estava lotada, isso mostra que o povo vem buscando participar, ver e ouvir de perto as propostas e trabalhos dos Vereadores. 
Câmara Municipal de Campos Sales - Renovar é Preciso – Presidente: João Luiz Lima Santos – Biênio 2015/2016
Veja mais detalhes sobre os trabalhos da Câmara Municipal em: www.camara.campossales.ce.io.org.br

Justiça suspende concurso público realizado pelo município de Potengi

O juiz auxiliar Marcelo Wolney A. P. de Matos determinou liminarmente no último dia 11 de maio a suspensão do concurso público realizado pelo município de Potengi e dos atos de nomeação e de posse dos candidatos aprovados no certame. A decisão atende pedido formulado pela Promotoria de Justiça da Comarca Vinculada de Potengi em Ação Civil Pública (ACP) que pede a anulação do concurso pela constatação de diversas irregularidades na realização do certame.
O município de Potengi publicou no dia 9 de junho de 2015 o edital nº 01/2015 para realização de concurso público para provimento de cargos de nível alfabetizado, médio e superior. O certame foi idealizado e executado pela GR Consultoria e Assessoria e, após várias denúncias, o Ministério Público do Estado do Ceará (MPCE), instaurou procedimento preparatório para investigar possíveis irregularidades no concurso público e constatou indícios de fraude no certame.
Dentre as principais irregularidades estão o fato do edital do concurso público ter sofrido diversas modificações sem que fossem realizadas as devidas publicações ou que o prazo de inscrições fosse reaberto. Além disso, no dia da realização da prova ocorreu atraso de mais de três horas para seu início e foi permitida a entrada de candidatos que chegaram atrasados para a realização do exame e, após a constatação de que não haviam provas suficientes para todos os candidatos, os exames foram impressos na secretaria da escola onde a prova foi aplicada.
Foi constatado também que durante a realização do exame alguns candidatos mantiveram os celulares ligados, que, inclusive, tocaram durante a avaliação, e a prova de português destinada ao cargo de analista de sistema continha número de questões diferente do indicado no edital. Além disso, a empresa GR Consultoria e Assessoria tem um histórico negativo como organizadora de concurso público. No município de Antonina do Norte, por exemplo, após constatadas ilegalidades e manobras para aprovação de candidatos com ligação ao prefeito e a vereadores da cidade, o Judiciário anulou o concurso público do município.
A promotora de Justiça Nara Rúbia Guerra explica que as irregularidades configuram violação ao princípio da moralidade e que o abuso por parte da gestão municipal deve ser combatida pelos órgãos integrantes da Justiça para garantir a todos os cidadãos o direito de acesso aos cargos públicos. “Lamentamos a medida, mas ela é necessária para a concretização do interesse público que deve ser a finalidade precípua da administração pública, mas encontra-se violado nos atos de fraude como estes”, acrescenta.

Dia do Evangélico em Fronteiras - PI

Urgente! Mais um acidente agora em frente ao antigo Padre Ibiapina

Foto via whatsapp
Mais um acidente aconteceu nesta Noite de Quinta Feira(19/05) em Campos Sales, agora na Rua João Severo Cortez em frente ao colégio Ademilson Batista, com 5 pessoas envolvidas.  Segundo informações o jovem Francisco Anderson Valadão, conhecido como “galego” que é Sanfoneiro, e estava numa pop vermelha, foi o causador do acidente em que envolveu o Moto taxi Norberto Ambrósio de Oliveira(Sofreu várias escoriações), Yago Barros de Freitas, ( Tava numa 150 fan de cor prata com duas garotas Vitória da Silva Joventino, 14 anos e Rita de Cássia Gonçalves, 15 anos)

Como todas as ambulâncias já estavam socorrendo as vítimas do acidente na CE 371, na Aroeira do Norte, quem fez o socorro foi a Polícia Militar com os socorristas do SAMU que estavam de folga.

Grave acidente do Sítio Aroeira do Norte em Campos Sales

Foto: via Whatsapp
Um grave acidente deixou um saldo de pelo menos 4 vítimas, duas em estado mais grave e tendo que ser transferidas para o J. do Norte. O Acidente ocorreu no Sítio Aroeira do Norte a Cerca de 18km de Campos Sales, onde um caminhão ao tentar desviar de um animal acabou o jogando para cima das vítimas. As outras 2 pessoas tiveram escoriações porém não precisaram ser transferidas e receberam atendimento no Hospital Municipal. As duas vítimas transferidas são as Senhoras *Maria do Carmo Cavalcante da Silva, 52 anos, e Maria da Conceição Cavalcante, que sofreram TCE e foram transferidas agora para o Cariri.* Outro senhor que sofreu um corte na cabeça não corre perigo e a ambulância fez a remoção de todas as vítimas graves. 

Em Potengi, alunos saem as ruas para protestar por melhorias no Transporte Escolar, confira

Alunos e professores saíram às ruas na tarde desta terça-feira (17/05) para protestar e reivindicar por melhorias no transporte escolar do município de Potengi. Fonte: http://www.potenginainternet.com/2016/05/potengice-estudantes-reivindicam.html





CAMPOS SALES IRÁ RECEBER A JORNADA INTEGRAÇÃO. Confira Detalhes...

Buscando detectar os potenciais econômicos e mapear as principais fragilidades de 107 municípios cearenses, a Federação das Câmaras de Dirigentes Lojistas do Ceará (FCDL) segue com a primeira edição da Jornada Integração, uma agenda de encontros pelo Interior do estado. O projeto pioneiro e arrojado tem o objetivo de aproximar as 81 CDLs, os 26 Núcleos e os 19.786 associados em reuniões mensais com a presença de lideranças políticas e empresariais, representantes de instituições financeiras e diversas entidades, oportunizando um amplo debate sobre as demandas de cada região.
De acordo com o idealizador do modelo e presidente da Federação, Francisco Freitas Cordeiro, a ideia é levar empresários para discutir formas de aperfeiçoar o comércio local, além de gerar relatórios sobre a realidade econômica desses municípios. “Nós vamos colher essas informações e, a partir desse esforço, elaborar um documento que será encaminhado ao Governo do Estado e demais órgãos competentes, para conduzir na elaboração de soluções”.
Região do Cariri
A Jornada integração desembarca nesta quarta-feira, dia 18, no município de Milagres. De lá, o grupo liderado por Freitas Cordeiro segue para Barro, Mauriti, Campos Sales, Crato, Barbalha e Juazeiro do Norte – reunião da Base.
Para o diretor distrital, Geraldo Pinheiro, as reuniões vêm para interiorizar os trabalhos da Federação e possibilitar o fechamento de parcerias. É uma oportunidade dos lojistas do interior conhecerem melhor a entidade e os benefícios que ela tem a oferecer, como o projeto de energia renovável, Caminhos do Sol.
“Considero esse projeto um dos trabalhos mais importantes da Federação. Somos conhecidos como a terra do sol, então, temos que aproveitar essa energia que é gratuita e limpa. É um investimento que vai baratear os custos futuramente. Essa é a energia do futuro.”, afirma.
Mapa da Jornada
De maio a novembro, a equipe da Federação, acompanhada por uma consultoria da Faculdade CDL, responsável pelo embasamento acadêmico do relatório final, passará pelas regiões do Sertão-Oeste, Sertão Central, Inhamuns, Ibiapaba e, a última, a Metropolitana, formada por 14 cidades. 
O encerramento do projeto, previsto para os dias 18 e 19 de novembro, acontece no Encontro de Líderes, que terá como sede a Federação das CDLs do Ceará.
Serviço
Jornada da Integração - Base Cariri 
Dia 18 de maio – Milagres, às 11h30, no Restaurante e Buffet Raízes da Terra; Barro, às 16h, na Secretaria de Trabalho e Ação Social (Setas); e Mauriti, às 19h30, na Casa de Show Pingo D’água.
Dia 19 de maio – Campos Sales, às 12h, no Conselho de Pais de Campos Sales.
Dia 20 de maio – Crato, às 7h30, na sede da CDL de Crato; Barbalha, às 11h, no auditório Hotel das Fontes - Caldas; e Juazeiro do Norte, às 19h, reunião da Base, no auditório da sede da CDL de Juazeiro do Norte.
ASSESSORIA DE IMPRENSA
Eugênia Nogueira (85)9 9989-3913

Idosos e gestantes são os que menos estão se vacinando contra gripe


A uma semana do encerramento, em 20 de maio, da Campanha Nacional de Vacinação contra a Influenza, o Ceará alcançou os 50% de cobertura vacinal e está a 30 pontos percentuais de atingir a meta de 80% de cobertura vacinal. Até a tarde de sexta-feira (13), 890.957 pessoas tinham sido vacinadas contra a gripe, correspondentes a 50,15% do público-alvo da campanha. O município de Guaramiranga já alcançou a meta, com uma cobertura vacinal de 81,59%. Dos grupos prioritários, os que menos se vacinaram até agora foram gestantes, com 45,12%, e idosos, com 48%. Foram imunizadas em todo o Estado 52,44% das crianças, 60,12% dos trabalhadores da saúde, 56,43% das puérperas, 60,30% dos indígenas.

A população de 1.776.416 habitantes deve ser imunizada contra a gripe no Ceará. Essa população faz parte dos grupos prioritários definidos pelo Ministério da Saúde, que incluem 576.022 crianças de 6 meses a 4 anos, 138.800 trabalhadores da saúde, 96.459 gestantes, 15.853 puérperas, 24.555 indígenas, 924.727 idosos acima de 60 anos, além das pessoas com doenças crônicas, adolescentes e jovens sob medidas socioeducativas, população carcerária e funcionários do sistema prisional em todo o Estado. A meta de cobertura é a imunização de, no mínimo, 80% de cada um dos grupos prioritários para a vacinação, que somam 1.614.042 pessoas.

A vacina é a forma mais segura de se proteger contra o vírus H1N1. Dos seis  óbitos confirmados de gripe A este ano em diferentes regiões do Estado nenhum havia se vacinado em 2015. Ou seja, não estavam protegidos contra o vírus. Todos os 184 municípios do Estado receberam e têm disponíveis para a população doses da vacina. Nenhuma pessoa que deve se vacinar ficará sem vacina. A Coordenação Estadual de Imunizações reforça que a vacina é exclusiva para a população pertencente aos grupos prioritários. A vacina contra a gripe em 2016 protege contra Influenza A(H1N1), Influenza A(H3N2) e Influenza B.
Fonte: ceará.gov.br

MEC apoiará cobrança de mensalidades se universidades públicas quiserem

O novo ministro da Educação, Mendonça Filho, afirma que apoiará a cobrança de mensalidades em cursos de extensão e pós-graduação nas universidades públicas caso as instituições assim desejem. Em 2015, ainda como deputado federal, Mendonça posicionou-se a favor de 1 projeto sobre o tema.
A medida, sustenta o ministro, daria fôlego aos caixas das universidades, afetados nos últimos anos em decorrência da queda na arrecadação de impostos. A USP (Universidade de São Paulo), por exemplo, registra déficit desde 2013 e projeta um rombo de R$ 543 milhões para este ano.
O ex-deputado foi um dos 318 a aprovarem, em 1º turno, a PEC (proposta de emenda à Constituição) que permite às universidades públicas oferecerem vaga não gratuita para cursos de extensão, de pós-graduação lato sensu e de mestrado profissional. O projeto ainda tramita da Câmara e precisa ser votado em 2º turno antes de ser encaminhado ao Senado.
“Embora não seja prioritária no momento, esta é uma discussão que deve ser feita com os reitores e representantes das universidades'', afirma o novo ministro da Educação. “Na época da votação da PEC [outubro de 2015], esta era uma demanda muito forte do setor''.
Mas Mendonça Filho diz que sua gestão terá como principal foco a educação básica. Se isso de fato ocorrer, haverá uma espécie de rompimento com uma agenda voltada ao ensino superior que vigorou durante os governos de Luiz Inácio Lula da Silva e Dilma Rousseff.
“Mas isso não significa que haverá descontinuidade de programas voltados à educação superior'', diz. “Nos últimos anos, o Brasil conseguiu universalizar o acesso às universidades. O desafio agora é investir em qualidade no ensino básico.''
Ainda não há, no entanto, nenhuma proposta estruturada. O ministro pretende completar, ainda nesta semana, o núcleo de sua equipe, que até agora conta com a secretária-executiva, Maria Helena Guimarães de Castro, e a presidente do Inep (Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais), Maria Inês Fini.
Fonte: Blog do Fernando Rodrigues - UOL

ATACAREJO AVENIDA chegando em Campos Sales

A População de Campos Sales está ansiosa para a Grande Inauguração de um dos maiores atacarejos da região! Atacarejo Avenida!!! Localizado n...