Governo aponta migração de criminalidade para o Interior do Ceará

À medida que os Crimes Violentos Letais e Intencionais (CVLIs) reduzem em Fortaleza, as ocorrências aumentam no Interior. Uma migração da criminalidade para cidades interioranas já foi identificada pelos órgãos de Segurança desde 2015 e seria resultado de ações policiais mais ostensivas na Capital. Comparando os meses de junho de 2015 e 2016, o número de CVLIs caiu 49,6% em Fortaleza, enquanto aumentou 38,3% no Norte e 16,1% no Sul do Ceará. No acumulado do semestre, o Estado apresentou redução de 13,4% neste tipo de ocorrência.
“Estamos preocupados com o Interior. Infelizmente está havendo uma migração de crime da Capital e isso é natural em qualquer circunstância, em qualquer outro estado. Estamos tentando acelerar os investimentos previstos”, reconheceu o governador Camilo Santana (PT), ontem, durante divulgação dos números de CVLI do primeiro semestre. No Interior Norte, que abrange 89 cidades, foi registrado um total de 336 mortes violentas nos primeiros seis meses do ano. Se comparados os meses de junho de 2015 e 2016, foram 18 ocorrências a mais. No Interior Sul, que inclui 81 cidades, o acréscimo é de 10 mortes.

Camilo destacou que uma das ações a serem executadas para tentar diminuir estes números é a implantação de batalhões como o Ronda de Ação Intensiva e Ostensiva (Raio) e delegacias 24 horas em alguns municípios. “Em Sobral (que integra o Interior Norte e recebeu um pelotão do Raio em 2015) teve queda de homicídios de 37,5% no semestre”, citou Camilo.
Os próximos municípios a receberem efetivos do Ronda devem ser Russas e Quixadá, ainda em julho. Em agosto, de acordo com o gestor estadual, o Raio chegará a Iguatu e Itapipoca. Ainda em 2016, há previsão de implantação também em Crateús, Tauá e Canindé. 
O governador ressaltou ainda o aumento do efetivo policial, o que exigiria um esforço financeiro do Governo. “Com as turmas que vamos chamar (do concurso) da Polícia Civil, vamos implementar outra ação importantíssima, que são as delegacias 24 horas. Muitas vezes, quando a Polícia faz uma ocorrência de madrugada, precisa percorrer 100 ou 200 quilômetros para uma delegacia aberta. E deixa uma cidade sem policiamento”, ponderou.
Na Capital
Diante da redução de CVLIs em Fortaleza, Camilo Santana afirmou que a Polícia “está começando a trabalhar para diminuir o número de assaltos e roubos, que vem crescendo constantemente”. Conforme ele, já é possível sentir uma melhoria após os 48 dias de presença policial em 70 pontos que registram maior número de ocorrências. (Colaborou Thiago Paiva)
 Fonte: O Povo

Nenhum comentário:

Postar um comentário

obrigado...

ATACAREJO AVENIDA chegando em Campos Sales

A População de Campos Sales está ansiosa para a Grande Inauguração de um dos maiores atacarejos da região! Atacarejo Avenida!!! Localizado n...